Pular para o conteúdo principal

Concorrência e fraude na revisão de textos

Concorrência sadia e risco da fraude na revisão.

Quem nunca ouviu a famosa expressão "O barato acaba saindo mais caro". A revisão de texto é um procedimento complexo de intervenções, inversões, supressões que visa aumentar a legibilidade de uma tese ou dissertação e falsos revisores acabam com a credibilidade dela
Revisamos teses e dissertações com máxima atenção.

Revisão de textos é assunto para profissional do ramo.

Concorrência, fraude, descaso com as fiscalizações 

1. Quando pensamos em concorrência, constatamos imediatamente que há dois tipos dela: uma sadia, profícua, que gera parcerias, amizades, troca de informações e aquece o mercado; outra predatória, nociva, desleal e que não só denigre o ofício como nem mesmo chega a fazer parte dele.
2. A fraude pode ser dividida em diversas categorias, podemos mencionar a fraude na própria revisão (cobrar pelo serviço e somente passar o texto por um revisor eletrônico é fraude!), a fraude acadêmica – com todas as suas variantes – e até mesmo a fraude documental: falsificação de documentos (diplomas, e.g.).
3. Revisores não têm “medo” da concorrência; por mais que o número de revisores tenha crescido (na verdade, não sabemos se cresceu ou se apenas eles se tornaram visíveis), cada um tem seu nicho, cada um tem seu público-alvo, cada um tem seu espaço nas mídias virtuais (cujo espaço é, em verdade, infinito).
4. As instituições não parecem dispostas a investir em métodos para coibir as contrafações; deveriam contratar organismos externos (sim: isenção) que auditassem os trabalhos escritos, ou requererem que cada autor apresente o relatório de auditoria do trabalho feito por uma instituição externa, independente e respeitável, ou ambas as coisas.

Práticas antiéticas e trabalho de auditoria 

5. Não há relação epistemológica entre as questões de IT e as abordagens penais de tipos fraudatórios, falsificação, falsidade ideológica; todavia, há uma relação pragmática muito deletéria e que justifica o combate que fazemos às práticas antiéticas: o objeto de trabalho do revisor é o texto, as contrafações na área nos afetam diretamente sob mais de um ponto de vista.
6. Defendemos a existência de um sistema coercitivo desestimulante da prática defraudatória, ao invés da omissão dolosa das instituições que fazem vista grossa para as nefandas práticas de fraude acadêmica e diplomam pessoas que seguirão praticando comportamentos similares aos que foi “consentido” em seu processo “educativo”.
7. Os trabalhos da auditoria acadêmica pela qual propugnamos são de três ordens: prevenção contra as fraudes acadêmicas; cerceamento às atividades de contrafação, plágio, e outros desvirtuamentos éticos e monitoração dos trabalhos adstritos.
8. Há diversos sites de contrafação de textos que se vangloriam de contar em seus quadros com docentes de prestigiosas instituições – e eu não duvido de que seja verdade! Somos apenas revisores, somos bem estabelecidos no mercado, mas não podemos fazer mais que nossa apologia aos bons e honestos trabalhos com que temos o prazer de colaborar.

Falsificadores da profissão, integridade da escrita acadêmica, assessoramento 

9. Em seguida, e isso não é menos importante: por se apresentarem ao “mercado” de teses como sendo revisores, os falsificadores desvalorizam a profissão de quem revisa, os profissionais sérios, gente que se dedicou anos a fio aos estudos, a suas próprias teses para, depois, passar a aperfeiçoar e colaborar lidimamente nos textos alternos.
10. Gostaríamos que a escrita acadêmica se tornasse mais integrada às instituições, não “terceirizada” para as forças do mercado, como resposta de última hora a prazos inexoráveis e atitudes antiéticas para as quais as instituições têm sido contumazes em insidiosa leniência.
11. A demanda por graus produz uma demanda de textos e serviços de assessoramento – alguns, completamente legítimos, como a assessoria do revisor de textos ou a análise estatística provida por um profissional da área.
12. Nessa nossa breve digressão sociológica, apenas focamos os textos como o produto em demanda – deixando de lado a compra de diplomas – que vai desde a mais simples falsificação do documento, até a fraude completa em que o documento forjado é registrado na instituição que não o emitiu, mas onde consta ter sido emitido

Postagens mais visitadas deste blog

Quinze dicas para a hora de defender a tese

Defesa de tese ou dissertação: hora H! Depois de ter concluído a tese , é essencial que o aluno se prepare para a apresentação oral do trabalho.  Um excelente texto não garante que a exposição na etapa final seja boa e, se o aluno não apresentar a tese de forma satisfatória, os examinadores podem subestimá-la ou até mesmo duvidar da preparação científica do candidato. O candidato se prepara redigindo o texto. A Kemelion prepara o texto, revisando e formatando. Geralmente a apresentação oral da tese é geralmente é feita por meio de slides em Powerpoint ® (ou software similar) contendo texto, figuras, tabelas, desenhos e fotografias . Bons slides não são tudo. O aluno deve estar preparado e conhecer ponta a ponta o conteúdo, coordenando bem a apresentação conforme explica os slides e se comportando de forma adequada durante essa etapa do trabalho. Abaixo apresentamos algumas dicas, tanto referentes à formatação e estilo da apresentação de slides, como à discussão da tese – aplicáveis a m

Normas básicas de digitação

Vale a pena digitar corretamente. A digitação correta é uma prática em desuso. Quase ninguém mais se preocupa com conceitos básicos da datilografia que foram transposto à digitação. Entretanto, formatar uma tese ou dissertação é infinitamente mais complexo que saber digitar num processador de textos. Nada dispensa a boa revisão . Um dos motivos pelos quais  o trabalho do revisor é  indispensável é porque  ninguém mais digita como  se deve. Aqui estão alguns problemas que sempre identificamos nas digitações problemáticas: A lacuna que separa os elementos gráficos (por exemplo, entre duas palavras) deve ser feita por um e apenas um espaço. O recuo do parágrafo, o alinhamento recuado das citações ou das tabelas etc. devem ser feitos por tabulação (ou então pelo recurso de estilo ou modelo, dos programas de edição de texto do computador). Não há espaço antes da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos). Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgul

Como escrever o resumo de sua tese ou dissertação

Melhore o resumo de sua tese ou dissertação. O resumo é parte necessária da apresentação final de uma tese , dissertação ou mesmo de um artigo. A versão final do resumo terá de ser escrita depois que você terminar de ler a sua tese para enviar ao revisor do texto. Um resumo prévio, escrito nas diferentes fases do seu trabalho vai ajudar você a ter uma versão curta de sua tese a cabeça. Isso vai conduzir seu pensamento sobre o que é que você está realmente sendo feito, vai ajudá-lo a ver a relevância do que você está trabalhando no momento dentro do quadro maior, e ajudar a manter os vínculos que acabarão por conferir unidade à tese (dissertação, TCC, artigo). Resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028:2003). O que é um resumo? O resumo é um componente importante da tese. Apresentado no início da tese, é provável que seja a primeira descrição substantiva do trabalho a ser lida por um examinador ou qualquer outro leitor externo. Você deve vê-lo com

Como escrever um texto acadêmico - as melhores dicas!

Aspectos gerais e específicos do texto acadêmico Um texto científico ou acadêmico é um complexo trabalho dissertativo ou narrativo que tem características próprias sobre sua concepção, criação e apresentação.  Bons textos científicos acrescentam conhecimento mesmo quando levantam novas dúvidas, novos problemas ou novas abordagens sobre uma questão, permitindo que leitores encontrem realidade e humanidade em palavras que foram completamente estruturadas para apresentar ou discutir um enfoque específico de um tema. Não importa qual tipo de texto você queira ou necessite escrever – pode ser uma tese de livre-docência, de doutorado, uma dissertação, monografia, um artigo científico, relatório – você precisará de disciplina, energia criativa e de dedicação para a pesquisa, criação, revisão e edição do texto. Apresentamos algumas sugestões para contribuir na redação. Cada tipo de texto científico tem suas características. Familiarize-se com o tipo de texto que pretenda produzir. Antes de c

Como começar a escrever a tese ou dissertação

Dicas básicas para dar início à redação da tese Aqui vão algumas dicas para escrever teses e dissertações , ideias simples e práticas, para ajudar em problemas de como começar e como organizar, subdividindo a enorme tarefa em partes menos árduas para, em seguida, trabalhar nas partes.  Também vamos explicando, de maneira prática, como sobreviver à provação que a tese representa. Não é para ninguém morrer escrevendo a dissertação ou tese.  Estamos incluindo uma estrutura sugerida e orientação sobre o que deve haver em cada seção. Originalmente escrito para estudantes de pós-graduação ciências duras (física, matemática, engenharia), boa parte dos exemplos específicos fornecidos são tirados dessas disciplinas. No entanto, pode utilizado e apreciado pelos alunos de pós-graduação em várias áreas de Ciências e Humanidades.  Para começar a escrever a tese Quando você vai começar, escrever uma tese ou dissertação parece uma operação longa e difícil. Isto é porque é demorado e difícil mesmo!