A importância da formatação e da revisão

Depois de longos meses de trabalho, seu romance parece pronto para ver a luz – sua tese está prontinha para ser depositada. O volume está está lá, em sua mesa, ele olha para você e só espera para ser publicado ou defendida. Você lê e relê, até não aguentar mais, tentando encontrar a menor das imperfeições. Tem certeza de que fez tudo? Nunca se tem essa certeza! Os erros se escondem bem.
A forma de uma obra é tão importante quanto o seu conteúdo e alguns erros podem irreparavelmente arruinar o seu sucesso. Por esta razão, é realmente importante dedicar muita atenção à fase de formatação e revisão.
Sempre revise, sempre formate com profissional.
O revisor vê problemas no
 texto que ninguém mais viu.
Fazer a formatação significa dar ao texto o cuidado pré-editorial, uniformizar a apresentação e, quando se trata de um texto acadêmico, aplicar rigorosamente aquele monte de normas que foram indicadas. A revisão é uma série de leituras cuidadosas destinadas a verificar a exatidão da ortografia, gramática, sintaxe, a organização estrutural do texto e sua coerência interna, a adequação do estilo, A exatidão e a receptividade à realidade de asserções científicas, históricas. Mas a revisão tem uma característica crucial: ela tem que ser feita por alguém que nunca leu o texto, que não acompanhou a produção do trabalho, e claro: tem que ser alguém que entenda profundamente dos aspectos linguísticos.

Aprender a fazer a formatação requer mais que noções básicas do uso do Word, são necessários longos anos de experiência, mas você pode começar a se certificar de que você está no caminho certo, respondendo a algumas perguntas:
  1. Para qual público meu texto está endereçado? A língua usada é a certa?
  2. Os personagens são todos caracterizados e têm um caminho linear? Ninguém desapareceu? (observou-se o caso de Crouch, um personagem da edição em inglês de Harry Potter e o Cálice de fogo desapareceu na página 485 e reapareceu pela magia na página 503)... 
  3. O enredo é consistente e faz sentido lógico? (se o assassinato foi encomendado pela esposa, a vítima deve pelo menos ter casado nas páginas anteriores!)...

Por favor, também levar em conta estas dicas:
  • Use períodos simples (é mais fácil tropeçar em um erro, quando se usam períodos longos);
  • Não exagere os coloquialismo e cautela no uso de termos e maneiras dialeto;
  • Evita frases nominais, restrinja o uso de voz passiva ou de plural magestático;
  • Preste atenção ao uso de modos e tempos verbais;
  • Evita muitos advérbios com finais parecidos, especialmente em frases próximas;
  • Peça indicações e escolha um bom revisor, um que tenha portfólio indicando experiência em textos do gênero que você produziu. O revisor é que vai limpar o texto dos erros mais sutis e, portanto, mais difíceis de encontrar: letras faltando ou sobrando, concordância, ecos desagradáveis, letras trocadas, pontuação, coerência e uniformidade do texto.

Para revisar um texto bem, é preciso várias etapas: a primeira leitura é analítica (do todo para as partes), então vem a leitura lógica (sentido de frases, correção sintática gramatical), e depois termina com o controle do ponto de vista gráfico.
Mais alguns aspectos que o revisor vai verificar:
  • Uso de acentos – desista, os corretores ortográficos eletrônicos não veem tudo.
  • O eufonia e uso excessivo de maiúsculas;
  • O abuso no emprego de artigos e pronomes indefinidos;
  • Números: devem ser escritos em letras, não em algarismos, a menos que sejam números muito grandes;
  • Uso da pontuação corretamente, sem espaço antes e com uma parada de espaço depois, exceto no fim do parágrafo;
  • Diferenciar o uso de aspas, dependendo dos contextos: aspas duplas (“ ”) para destacar textos em citação literal, ou palavras assumem sentido figurado; aspas simples (‘ ’) apenas para realçar palavras dentro de um texto entre aspas.
  • Palavras ou expressões estrangeiras serão grafadas em itálico.
  • Para destacar uma parte importante, usa-se o sublinhado, mas sem passar a linha pelos espaços entre as palavras.

Tem muito mais, mas conte com a colaboração do revisor: ele vai resolver isso tudo para você.

Leia mais postagens: