Pular para o conteúdo principal

Maiêutica da revisão de textos

Maiêutica da revisão linguística.

Doze pontos a serem observados em  um texto para que seja considerado bem revisado.

1. Considerando a revisão, no sentido que ela tem para nós, como atividade ligada à leitura, ela é “nova leitura” no sentido em que o autor já leu seu texto (e o releu muitas vezes), nova no sentido em que ela representa novidade para o revisor; mas, além de nova, ela é mais minuciosa, todos os conjuntos possíveis de elementos, serão reconsiderados clinicamente, no sentido da visão metódica, racional que será aplicada sobre todos os ângulos e em oposição (ou em conjunção) com a visão empírica do autor e seus colaboradores.
2. O conjunto de interferências efetuadas pelo revisor tem que estar perfeitamente contextualizado; tudo que for possível ou necessário deve ser discutido com o autor para ficar evidenciada sua significação, nenhuma interferência deve ser feita sem que, para ela, haja explicação linguística satisfatória; cada interferência revisional deve estar ligada às práticas de linguagem: à escuta, à leitura e à produção de textos.

Revisamos teses e dissertações com máxima atenção.
A verdade fica cristalina na tese bem escrita e revisada. 
Share on Tumblr
 
3. Tudo fazemos no objetivo de não apenas atender a algumas normas formais, tais como a ortografia ou gramática, mas tendo em vista a função comunicacional do texto, seu aperfeiçoamento como suporte do conjunto de informações ordenado e hierarquizado, o melhor possível, para que a mensagem alcance o leitor com a maior clareza possível.
4. Na produção acadêmica, o texto está em registro formal, a norma é culta, estamos presos à ortografia oficial recém-modificada, bem como restritos à gramatica normatizada; assim com os textos acadêmicos devem ter a necessária coesão micro e macrotextual.
5. Nós vivemos nos pais do “jeitinho”, e muitos autores imaginam que, para revisar, basta “saber português” – então, contam com a ajuda daquela amiga que “dá aula de redação”… E o desastre se avizinha: quem não é profissional não tem disponibilidade integral para cada serviço com que se compromete, não conhece programas de editoração, não pode implementar mecanismos de interação com o autor, não está afeto a diferentes jargões.
6. Não há muito consenso sobre a terminologia, embora pareça que realmente “revisão de textos” seja a fórmula mais aceita para descrever o processo de reconsideração não autoral de um TO.
7. A chamada autorrevisão tem o problema de ser um entrave à redação: deixe fluir a escrita, é melhor para o texto que se escreva mais em quantidade e velocidade que parando muito, releia seu texto a intervalos maiores; isso é mais produtivo.
8. Em geral, os clientes precisam e esperam muito da revisão do texto, mas ainda não percebem o que pode fazer grande diferença: um revisor profissional.
9. O texto acadêmico tem características próprias, diferentes do texto literário ou jornalístico, por exemplo, portanto requer estrutura própria de apresentação das informações, dos argumentos e das conclusões obtidas; muitas vezes essa estrutura é formal, uma forma mesmo que limita a criatividade, e cumpre ao revisor, em tal caso, verificar se o texto ficou bem amarrado em tais parâmetros.
10. As pessoas que estão envolvidas na criação do texto, autor ou autores estão muito próximas dele, podem deixar passar lapsos por terem uma leitura já apressada, ou pior: podem não perceber as dificuldades que uma pessoa de fora teria em compreender as informações e argumentos.
11. Escrever é um processo de criação comprometido com a apresentação de uma verdade ou ficção, suposta ou plausível, de um conhecimento produzido ou de análises sobre conhecimentos anteriores – quando não for tudo isso.
12. O processo de revisão, como modernamente o compreendemos, pressupõe alteridade – o que quer dizer que é necessária outra pessoa, de fora do processo de criação do texto, para revisá-lo com isenção e distanciamento.

Postagens mais visitadas deste blog

Faça a revisão de sua tese ou dissertação conosco

Keimelion, revisores desde o século passado!Teremos grande prazer em prestar-lhe nossos serviços. Somos profissionais, estamos no mercado de revisão e formatação desde o século passado! Nosso serviço é completamente diferenciado, interativo e oferece um grau de qualidade e pontualidade que não tem concorrência! Revisão de texto acadêmico: todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica formal.Formatação normatizada: composição gráfica, editoração, diagramação segundo a norma indicada, criação de índices e sumários, legendas e tratamento de imagens, tratamento de imagens, gráficos, tabelas ou outros tipos de ilustrações.A formatação é feita segunda a norma indicada pelo cliente: ABNT, Vancouver, APA, e segundo as instruções da instituição a que se destina o texto. Ao cliente que contrata revisão e formatação, ao mesmo tempo, concedemos desconto de 50% sobre o valor da formatação. Para a …

A revisão acadêmica: tese, dissertação, artigo

A revisão no universo acadêmico das teses.Uma tese bem revisada evita problemas e críticas desnecessárias na defesa. A complexidade do processo de revisão e a imprecisão do próprio conceito requerem que, antes de aprofundar em aspectos práticos, seja conveniente especificar em termos teóricos sua essência, a tipologia de textos com que trabalhamos e as várias modalidades que podem ser cobertas. Definição de revisão acadêmica Aperfeiçoamento de um texto científico ou tecnológico a fim de eliminar problemas ortossintáticos e propor incrementos à textualidade e à comunicabilidade.Objetos específicos da revisão de textos científicos No âmbito da produção acadêmica, trabalhamos com diversos gêneros de textos, aplicando a todos o mesmo rigor linguístico e metodológico: teses de doutoramento, de pós-doutoramento, livre-docência e concursos para professor titular;dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, TCC de graduação ou pós-graduação lato-senso, monografias de curso ou de concurso…

Revisão e formatação de documentos científicos

Formatação e revisão de artigos científicos. A Keimelion fornece aos pesquisadores e cientistas serviços de revisão e formatação em todos os campos relacionados à ciência, incluindo medicina, direito, administração…Saiba mais sobre como submeter as suas comunicações científicas a nossos serviços dedicados de revisão e formatação. A maioria de nossos clientes são cientistas experientes, mas querem ou precisam apresentar sua pesquisa. Nossos revisores especializados podem ajudá-los a se comunicar com a precisão e linguagem adequada aos textos técnicos. A análise cuidadosa, uma revisão e formatação competentes são essenciais para a finalização de uma comunicação científica para publicação em um periódico ou livro. Naturalmente, cada autor deve verificar e corrigir seu próprio trabalho, bem como submeter o texto a colegas e orientadores também é necessário. No entanto, nada pode substituir os serviços de um revisor profissional, especializado em escrita científica. Seja um tralho curto, co…

Revisão de textos: haliêutica e torêutica

Haliêutica e torêutica na práticaUm dos principais problemas da redação de tese é o excesso de palavras. O revisor segue o princípio da economia ao intervir, dentre outros condicionamentos bastante rigorosos e condicionados pelas circunstâncias.  Vitalidade da revisão, uniformidade da macroestrutura textual 1.A evolução tecnológica que impactou as práticas da ITA trouxe de volta antigas demandas feitas ao revisor: cultura geral e conhecimento de áreas para além da norma-padrão: a linguística textual e suas teorias de tipos e de gêneros cada vez mais inovadores e híbridos; a sociolinguística e estudos das variações linguísticas; as tecnologias da informação e possibilidades de comunicação virtual, rápida, híbrida, predominantemente imagética e de longo alcance; a análise do discurso crítica e a teoria da semiótica social da multimodalidade. 2.A ITA é sequências de leituras e interferências feitas no arquivo eletrônico do original e compreende a conferência de extensa de lista checagem: u…

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência.Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviçoAo selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário. A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico, mentalidade crítica e treinamento profissional. Não apenas os detalhes, …