Pular para o conteúdo principal

A revisão acadêmica: tese, dissertação, artigo

A revisão no universo acadêmico das teses.

Uma tese bem revisada evita problemas e críticas desnecessárias na defesa.

A complexidade do processo de revisão e a imprecisão do próprio conceito requerem que, antes de aprofundar em aspectos práticos, seja conveniente especificar em termos teóricos sua essência, a tipologia de textos com que trabalhamos e as várias modalidades que podem ser cobertas.

Definição de revisão acadêmica

Aperfeiçoamento de um texto científico ou tecnológico a fim de eliminar problemas ortossintáticos e propor incrementos à textualidade e à comunicabilidade.

Objetos específicos da revisão de textos científicos

No âmbito da produção acadêmica, trabalhamos com diversos gêneros de textos, aplicando a todos o mesmo rigor linguístico e metodológico:
  • teses de doutoramento, de pós-doutoramento, livre-docência e concursos para professor titular;
  • dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, TCC de graduação ou pós-graduação lato-senso, monografias de curso ou de concurso;
  • artigos para publicação em periódicos científicos, comunicações para congressos, relatórios de estágios ou de experiências, projetos de tese, dissertação ou para concursos de ingresso em pós-graduação.
Seu texto merece a melhor revisão: Keimelion.
Revisão acadêmica é aquela que atende às necessidades dos autores universitários.

A revisão acadêmica que fazemos

O revisor lê palavra por palavra, frase por frase o texto original e introduz suas correções ou observações. Nossa revisão acadêmica corresponde ao serviço completo de que o autor necessita, sem considerações de distinguir entre revisão e preparação, como alguns revisores fazem e como se pratica no mercado editorial. Normalmente, o texto completo é revisado, mas a revisão, às vezes, pode ser segmentada (limitada a uma parte ou certos aspectos do conteúdo, dependendo de determinadas circunstâncias e do que for pactuado), esse segmentação não é recomendável, mas é possível.
A revisão acadêmica compreende todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica, ou ao registro correspondente a cada segmento do texto. A revisão acadêmica aplica-se a todas as espécies de textos do gênero acadêmico.

Princípios da revisão acadêmica

De modo a realizar o trabalho mais eficiente possível, o revisor deve orientar-se pelos seguintes pressupostos teóricos:
  1. presunção de boa qualidade do texto original;
  2. dedicação à revisão com esforço proporcional à importância do texto;
  3. segurança em rejeitar qualquer construção que considere deficiente;
  4. não reescreva o texto;
  5. não impor suas preferências pessoais em detrimento daquelas do autor;
  6. interferir entendendo a intensão do autor, não a expressão literal;
  7. consideração de que, quanto menos interferências forem feitas ou propostas, melhor;
  8. argumentação sempre com referências a fontes específicas, nenhuma interferência é justificada por si;
  9. relevância em todas as interferências propostas;
  10. marcação de todos os casos duvidosos e questionamento ao autor;
  11. compreensão de que a revisão moderna é processo dialógico;
  12. consideração da revisão como processo de aprendizado, tanto para o revisor e para o autor;
  13. responsabilização da revisão pela equipe como todo;
  14. manutenção do direito sobre o texto revisado pelo autor, o trabalho do revisor é complementar e de assessoramento.

Procedimento de revisão acadêmica

Para descrever de forma prática o processo de revisão, as etapas do processo são apresentadas aqui sequencialmente. Essa é uma ordem ideal, dependendo do caso, etapas são fundidas ou desdobradas.
  1. Redação e entrega do texto: o auto entrega um texto original, indicando o serviço demandado, apresenta suas dúvidas e as soluções que deseja. A entrega deve ser feita em bom tempo, para que o trabalho de revisão possa ser realizado na melhor condição possível.
  2. Recepção e orçamento: após a recepção do texto original, é feito o orçamento e o revisor verifica os cronogramas de trabalho para garantir a pontualidade e os prazos do autor.
  3. Amostra de revisão: o revisor revisa uma parte do texto apresenta ao autor para aferição de critérios.
  4. Revisão propriamente: em consecutivas leituras, sempre que o revisor detectar um erro, omissão, adição, incorreção, incoerência ou falha, interfere indicando claramente por meio eletrônico e introduz as correções mecânicas necessárias para que possam ser facilmente incorporados no texto, apontando as sugestões de forma diferenciada.
  5. Concordância geral: uma vez que a correção de determinado elemento seja inserida, o revisor modifica o contexto, se necessário.
  6. Coerência geral: o revisor deve sempre ter em mente que a introdução de uma interferência em um ponto no texto pode exigir alterações em outras partes do trabalho.
  7. Diálogo com o autor: o revisor discute com o tradutor os pontos essenciais de suas interferências; isso pode ser feito diariamente, pelo envio de um “estado da arte” ao autor.
  8. Resolução de divergências: em caso de divergência, o auto e o revisor decidem o critério a ser adotado, prevalecendo, ao fim, a decisão do autor: ele é o dono do texto.
Conclusão: o revisor é responsável por interferências a serem propostas ao autor. Quando elas se referem a erro, omissão, repetição, incorreção, incoerência ou inconsistência; a diretriz é a fornecida no livro de estilo ou no guia de normas indicado; todas as sugestões de mudanças vão ao autor para sua apreciação.
Share on Tumblr

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência.Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviçoAo selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário. A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico, mentalidade crítica e treinamento profissional. Não apenas os detalhes, …

Faça a revisão de sua tese ou dissertação conosco

Keimelion, revisores desde o século passado!Teremos grande prazer em prestar-lhe nossos serviços. Somos profissionais, estamos no mercado de revisão e formatação desde o século passado! Nosso serviço é completamente diferenciado, interativo e oferece um grau de qualidade e pontualidade que não tem concorrência! Revisão de texto acadêmico: todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica formal.Formatação normatizada: composição gráfica, editoração, diagramação segundo a norma indicada, criação de índices e sumários, legendas e tratamento de imagens, tratamento de imagens, gráficos, tabelas ou outros tipos de ilustrações.A formatação é feita segunda a norma indicada pelo cliente: ABNT, Vancouver, APA, e segundo as instruções da instituição a que se destina o texto. Ao cliente que contrata revisão e formatação, ao mesmo tempo, concedemos desconto de 50% sobre o valor da formatação. Para a …

Revisão de textos: princípios fundamentais

Princípios fundamentais de revisão de teses. Se os revisores possuírem a competência necessária para a revisão, deverão seguir os princípios que definem a eficiência e o sucesso dessa tarefa. Os princípios fundamentais da revisão de textos podem ser resumidos como a “estratégia minimax” da revisão. Os revisores realizam seu trabalho de forma eficiente, produtiva e certamente lucrativa se se esforçarem para alcançar o máximo efeito com o mínimo esforço, ou seja, modificações mínimas. Uma vez que a tarefa principal dos revisores seja afastar as eventuais interpretações equivocadas dos leitores, erros linguísticos ou gramaticais são considerados falhas graves, e nenhum erro notório pode subsistir no texto revisado. Portanto, os revisores precisam fazer todas as correções necessárias imediatamente após identificados os problemas, pois essa é a única maneira de alcançar o efeito máximo.  Os revisores não só precisam indicar erros, como também precisam fornecer a alternativa correta, porque n…

Licitação e tomada de preços para revisão de textos

Governo ou autarquias? Não, e muito obrigado. Frequentemente, recebemos pedidos de cotação para serviços de revisão de textos para entidades públicas ou autarquias. Conhecemos os procedimentos envolvidos, mas não nos interessa participar de concorrências. Nós agradecemos imensamente às instituições que nos procuram, querendo nos incluir em seus procedimentos de tomada de preços e de orçamentos para serviços de revisão de textos. Recebemos muitos pedidos nesse sentido, mas temos a política de recusar todos: não participamos de disputas por serviços a órgãos públicos por vários motivos, que passamos a explicar.
Em primeiro lugar, os serviços de revisão de textos são personalíssimos, isso significa que cada revisor tem procedimentos próprios, critérios pessoais e conceitos de escolas de revisão diferentes. Então, não se pode comparar por valores financeiros serviços que sejam diferentes em sua natureza. Revisão é um termo usado para muita coisa diferente; quando é de boa qualidade, estamo…