Pular para o conteúdo principal

Revisão de manuscritos literários

Formatação e revisão profissionais:

Garantia de qualidade para de manuscritos literários, memórias, projetos, relatórios e outros gêneros de textos alentados.

Você terminou seu manuscrito e está se preparando para enviá-lo a editores? Ou optou pela publicação direta de seu trabalho? Você já deu para sua mãe ou um parente que sabe bem o português ler. Mas, é um horror! Ainda há erros em seu texto, e continuará a haver mesmo se você o ler mil vezes!
A qualidade da língua é essencial a qualquer publicação. A ortografia e a gramática impecáveis são a única possibilidade de sucesso literário. Isso é o que lhe confere, antes de tudo, uma imagem profissional e, ainda mais importante, isso é o que vai fazer você ser lido além dos primeiros parágrafos por um editor. Um manuscrito revisado profissionalmente pode fazer a grande diferença quando estiver sobre a mesa do editor. Além disso, pode evitar que seu trabalho passe diretamente do envelope postal... para a cesta de lixo! Editores gostam muito de mandar papel para reciclagem. Se você tiver enviado um arquivo de computador, melhor ainda: se estiver cheio de erros, será deletado sem contaminar o ambiente.

Revisão literária: romances, contos, biografias, novelas.
O texto literário merece o carinho dos olhos atentos do revisor profissional.
Não subestime o trabalho de um revisor de textos: ele pode corrigir ou aperfeiçoar a sintaxe, gramática, ortografia, pontuação (sim, sim: qualquer vírgula tem uma razão de ser – e elas não são distribuídas segundo a capacidade respiratória do autor!), tipografia, registros de linguagem, bem como lógica textual: coerência e coesão são assuntos de morte para qualquer texto. O revisor também pode aconselhá-lo sobre a escrita e dar-lhe sugestões para melhorar o texto, porque, cá entre nós, você provavelmente, como autor, deve estar querendo fazer algo de novo! Além disso, o revisor é, muitas vezes, o primeiro leitor objetivo, profissional, que vai comentar seu trabalho. Nós concordamos: mesmo se você é muito próximo de sua mãe, provavelmente, ela nunca vai dizer a você o que está mesmo pensando sobre seu livro, para não machucar você, ou por falta de conhecimento técnico. Já o revisor... prepare-se para sofrer críticas: mas é para tornar a sua história melhor, certeza!
Por outro lado, toda vez que revisamos um manuscrito literário, a revisão inclui uma certa parcela de crítica, especialmente se for solicitada pelo autor. Vamos revisar o manuscrito como se estivéssemos na pele do leitor; portanto, estaremos muito atentos às sensações e emoções que sentirmos durante a revisão (comprimento das frases, ritmo demasiado rápido ou demasiado lento dos fatos, confusão, imprecisão, intensidade dramática, riso, choro, lágrimas, etc.)
Você é um autor novo que está em suas primeiras investidas literárias? Mesmo se você pretende usar os serviços de um revisor profissional – o que é altamente recomendável – primeiro, use a ferramenta de trabalho básica do autor: um software de correção (por exemplo, o do Word). Se você tem paixão por palavras, é essencial que você saiba usar essa ferramenta, que inclui dicionários, guias e revisores eletrônicos.
Finalmente, antes de submeter seu manuscrito para a leitura a qualquer agente literário, revisor, editor:
  1. passe um software de correção em seu arquivo;
  2. releia seu manuscrito em voz alta, possibilitando ouvir as repetições e pequenas falhas que só são detectadas assim;
  3. leia o texto repetidamente – infinitamente; se você escreveu, é que você é amante das palavras. Tome o cuidado de parar em cada uma das palavras que você usou. Pergunte a si mesmo se aquela é a palavra que melhor expressa o seu ponto. É uma boa palavra, eficaz, relevantes, específica?
  4. contrate um revisor profissional.
Como escreveu Stephen King, o mestre do horror americano:
 “leia o seu manuscrito novamente. [...] tome todas as notas que você desejar, mas o foco fica nas tarefas mecânicas, como ortografia correta e identificar inconsistências. Os erros não vão acabar, acredite-me; só Deus conseguiu acertar da primeira vez, e apenas um desligado vai dizer: eu desisto, os revisores têm de ganhar a vida.”

Como fica a nova ortografia?

A ortografia portuguesa foi ligeiramente modificada por um acordo entre os países lusófonos, de modo a simplificar a linguagem e para padronizar os registros. Essa reforma ortográfica é comumente referida como novo acordo ortográfico – mas já nem é tão recente. O acordo já tem algumas décadas e está em pleno vigor há vários anos. Para muitos, ainda pode ser problema: tem gente que não consegue abandonar o trema, por exemplo, e muitas ideias continuam acentuadas por aí afora.
Ao revisar um documento, consideramos a nova ortografia – é a única que está em vigor e não existe alternativa: ou ela é usada, ou o texto contém erros de português. Na verdade, para nós, revisores, a ortografia atual está adotada a tanto tempo que nem cogitamos mais de não a acatar, é fato consumado.

Postagens mais visitadas deste blog

A revisão acadêmica: tese, dissertação, artigo

A revisão no universo acadêmico das teses.Uma tese bem revisada evita problemas e críticas desnecessárias na defesa. A complexidade do processo de revisão e a imprecisão do próprio conceito requerem que, antes de aprofundar em aspectos práticos, seja conveniente especificar em termos teóricos sua essência, a tipologia de textos com que trabalhamos e as várias modalidades que podem ser cobertas. Definição de revisão acadêmica Aperfeiçoamento de um texto científico ou tecnológico a fim de eliminar problemas ortossintáticos e propor incrementos à textualidade e à comunicabilidade.Objetos específicos da revisão de textos científicos No âmbito da produção acadêmica, trabalhamos com diversos gêneros de textos, aplicando a todos o mesmo rigor linguístico e metodológico: teses de doutoramento, de pós-doutoramento, livre-docência e concursos para professor titular;dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, TCC de graduação ou pós-graduação lato-senso, monografias de curso ou de concurso…

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência.Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviçoAo selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário. A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico, mentalidade crítica e treinamento profissional. Não apenas os detalhes, …

Faça a revisão de sua tese ou dissertação conosco

Keimelion, revisores desde o século passado!Teremos grande prazer em prestar-lhe nossos serviços. Somos profissionais, estamos no mercado de revisão e formatação desde o século passado! Nosso serviço é completamente diferenciado, interativo e oferece um grau de qualidade e pontualidade que não tem concorrência! Revisão de texto acadêmico: todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica formal.Formatação normatizada: composição gráfica, editoração, diagramação segundo a norma indicada, criação de índices e sumários, legendas e tratamento de imagens, tratamento de imagens, gráficos, tabelas ou outros tipos de ilustrações.A formatação é feita segunda a norma indicada pelo cliente: ABNT, Vancouver, APA, e segundo as instruções da instituição a que se destina o texto. Ao cliente que contrata revisão e formatação, ao mesmo tempo, concedemos desconto de 50% sobre o valor da formatação. Para a …

Revisão de textos: princípios fundamentais

Princípios fundamentais de revisão de teses. Se os revisores possuírem a competência necessária para a revisão, deverão seguir os princípios que definem a eficiência e o sucesso dessa tarefa. Os princípios fundamentais da revisão de textos podem ser resumidos como a “estratégia minimax” da revisão. Os revisores realizam seu trabalho de forma eficiente, produtiva e certamente lucrativa se se esforçarem para alcançar o máximo efeito com o mínimo esforço, ou seja, modificações mínimas. Uma vez que a tarefa principal dos revisores seja afastar as eventuais interpretações equivocadas dos leitores, erros linguísticos ou gramaticais são considerados falhas graves, e nenhum erro notório pode subsistir no texto revisado. Portanto, os revisores precisam fazer todas as correções necessárias imediatamente após identificados os problemas, pois essa é a única maneira de alcançar o efeito máximo.  Os revisores não só precisam indicar erros, como também precisam fornecer a alternativa correta, porque n…

Licitação e tomada de preços para revisão de textos

Governo ou autarquias? Não, e muito obrigado. Frequentemente, recebemos pedidos de cotação para serviços de revisão de textos para entidades públicas ou autarquias. Conhecemos os procedimentos envolvidos, mas não nos interessa participar de concorrências. Nós agradecemos imensamente às instituições que nos procuram, querendo nos incluir em seus procedimentos de tomada de preços e de orçamentos para serviços de revisão de textos. Recebemos muitos pedidos nesse sentido, mas temos a política de recusar todos: não participamos de disputas por serviços a órgãos públicos por vários motivos, que passamos a explicar.
Em primeiro lugar, os serviços de revisão de textos são personalíssimos, isso significa que cada revisor tem procedimentos próprios, critérios pessoais e conceitos de escolas de revisão diferentes. Então, não se pode comparar por valores financeiros serviços que sejam diferentes em sua natureza. Revisão é um termo usado para muita coisa diferente; quando é de boa qualidade, estamo…