Revisão de textos e SEO

O revisor costuma ser um dos primeiros a ter em mãos o manuscrito do autor. Sua função é interferir no trabalho original buscando a perfeição, mas respeitando uma grande série de convenções. É necessário verificar a consistência do texto e, por vezes, assegurar o seu layout.

Revisar um texto não é exatamente ir sobre sobre ele e esperando detectar qualquer erro, todo erro e suprimir a possibilidade de erro. Se esse fosse o caso, muitos poderiam reivindicar ser revisores, bastando conhecer as regras mais comuns da língua, mas não é bem assim! Para revisar, antes de tudo, é necessário estar rigorosamente perto do perfeccionismo, mas é bem mais que isso. É claro, para os autores, os erros são muitas vezes tão sutis que ele nem sabe onde procurá-los. Para isso, é essencial recorrer a quem conhece as regras de ortografia, gramática (sintaxe, conjugação, etc.), mas também de tipografia (caracteres, uso de maiúsculas, traços, etc.) e, sobretudo, é preciso encontrar um profissional comprometido com a comunicabilidade e textualidade do escrito, duas questões que são bastante complexas.
Para a visibilidade do texto na internet, aplicam-se as técnicas de SEO.
Revisar um texto para que
ele tenha boa visibilidade
requer técnicas específicas.
No entanto, nem mesmo esse conhecimento linguístico e comunicacional é suficiente. Algumas qualidades são necessárias: paciência, curiosidade e prudência. O revisor deve ser capaz de questionar, documentar e estar constantemente informado. Ele deve duvidar de seu conhecimento, e conferir cada questão que surja é a melhor maneira de evitar erros. Além disso, o revisor profissional deve se adaptar aos textos que lhe são submetidos, o que o obriga a fazer pesquisa e a apropriar-se de novo vocabulário. O revisor também se adapta às novas necessidades que se apresentam aos textos; hoje em dia, é necessário que os textos sejam bem recebidos na internet, portanto, o revisor deve se preparar para atender a essa demanda.

A vantagem de usar um revisor

A profissão de revisor não é frequentemente considerada pelo seu justo valor. No entanto, evitar-se a repetição de artigos e pronomes indefinidos não é algo supérfluo – tampouco é algo que a maioria dos redatores seja capaz de fazer. Submeter o texto ao revisor profissional é mesmo a garantia da qualidade textual, da otimização da capacidade comunicacional do escrito. Quando você tem a mente aberta para a ideia do que é a escrita da qualidade, você compreende melhor a importância da revisão, especial nos campos da escrita acadêmica e da produção de textos para a Web.

Qual é o trabalho do revisor de textos?

Ao contrário das ideias redutivas, o revisor não corrige apenas erros gramaticais e ortográficos. Essa correção é importante, mas todo o trabalho vai muito além disso. A revisão também consiste na verificação da adequação do estilo editorial ao contexto ou ao registo. Assim, o revisor terá que reformular frases de um artigo destinado à Web para torná-lo mais simples e cativante, como a internet exige. Além disso, atenção especial é dada à objetividade requerida pelas frases.
A revisão é também para garantir que o ensaio, o artigo ou a postagem sejam fáceis de entender para o leitor. O revisor pode precisar reorganizar a estrutura dos argumentos para enfatizar melhor a coerência das ideias. Como resultado, o revisor deve-se ser capaz de entender o que o autor está falando, e fazer com que o leitor final também entenda. Em suma, é revisar profissão que requer boa cultura geral.
Revisão é prestar especial atenção à gramática, ortografia e sintaxe. Mas, além deste aspecto básico bastante generalizado, o revisor também se aplica a verificar se a escolha das palavras é razoável, dependendo do registro em que o texto é escrito.

A revisão e SEO (Search Engine Optimization)

Como mencionado acima, um revisor deve ser versátil. Essa versatilidade permite-lhe refinar a qualidade de cada ensaio que lhe é confiado. O revisor deve dominar também as regras de SEO (otimização para os engenhos de busca) e os princípios da textualidade orientada para que o texto tenha mais visibilidade na internet. Assim como o próprio autor, o revisor deve estar sempre atento a todos os gêneros textuais. Portanto, é imperativo que ele esteja ciente do comportamento dos usuários da internet na Web, os requisitos de comunicação digital... Não é incomum para o revisor ter em mãos uma escrita impecável face a gramática, ortografia e sintaxe. Nesse caso, a revisão será para verificar se as ideias estão bem organizadas, de tal forma que os leitores compreendam tudo facilmente e que os robôs dos sites de busca identifiquem o assunto e a relevância do tema.
O papel revisor, nesse contexto, é otimizar o produto textual para garantir que seja amigável para referência no Google. Como parte das atividades de subcontratação de textos para a Web, a revisão é frequentemente apresentada como complemento à escrita.
O trabalho de redação e revisão SEO é serviço novo, habilidade para a qual não existe formação específica, nem mesmo no campo da Comunicação; esse serviço também inclui uma boa parte da escrita e criação de conteúdo. A revisão com esse foco é trabalho relativamente novo, uma vez que tem crescido enormemente a demanda por textos que apareçam para o Google, e, ao longo dos últimos dez anos, em total correlação com a evolução da internet e e-business.

O que é um revisor SEO

É um profissional que fornece aconselhamento em referência natural, muitas vezes chamado SEO. Nesse contexto, um revisor SEO deve, principalmente, revisar o texto com vistas a melhorar sua visibilidade e o tráfego dele na internet; propor intervenções para destacar o posicionamento do texto nos resultados dos mecanismos de buscas em consultas específicas.
Por fim, sabe como aprendemos a aplicar as técnicas de SEO aos textos? Fazendo isso para nós mesmos! Tivemos a necessidade de que nossos escritos fossem amigáveis aos logaritmos de busca do Google e, possivelmente, prova de nossa eficiência é você estar aqui, ter nos encontrado procurando-nos pelas palavras certas que estão no texto, onde deveriam! As técnicas de SEO nada mais são que convenções específicas que, conhecidas, são aplicadas aos escritos.

Leia mais postagens: