Pular para o conteúdo principal

Revisão de textos e SEO

O revisor costuma ser um dos primeiros a ter em mãos o manuscrito do autor.

 Sua função é interferir no trabalho original buscando a perfeição, mas respeitando uma grande série de convenções. É necessário verificar a consistência do texto e, por vezes, assegurar o seu layout.

Para a visibilidade do texto na internet, aplicam-se as técnicas de SEO.
Revisar um texto para que ele tenha boa visibilidade requer técnicas específicas.
Revisar um texto não é exatamente ir sobre ele e esperando detectar qualquer erro, todo erro e suprimir a possibilidade de erro. Se esse fosse o caso, muitos poderiam reivindicar ser revisores, bastando conhecer as regras mais comuns da língua, mas não é bem assim! Para revisar, antes de tudo, é necessário estar rigorosamente perto do perfeccionismo, mas é bem mais que isso. É claro, para os autores, os erros são muitas vezes tão sutis que ele nem sabe onde procurá-los. Para isso, é essencial recorrer a quem conhece as regras de  gramática (ortografia,sintaxe, conjugação, etc.), mas também de tipografia (caracteres, uso de maiúsculas, traços, etc.) e, sobretudo, é preciso encontrar um profissional comprometido com a comunicabilidade e textualidade do escrito, duas questões que são bastante complexas.
Share on Tumblr
No entanto, nem mesmo esse conhecimento linguístico e comunicacional é suficiente. Algumas qualidades são necessárias: paciência, curiosidade e prudência. O revisor deve ser capaz de questionar, documentar e estar constantemente informado. Ele deve duvidar de seu conhecimento, e conferir cada questão que surja é a melhor maneira de evitar erros. Além disso, o revisor profissional deve se adaptar aos textos que lhe são submetidos, o que o obriga a fazer pesquisa e a apropriar-se de novo vocabulário. O revisor também se adapta às novas necessidades que se apresentam aos textos; hoje em dia, é necessário que os textos sejam bem recebidos na internet, portanto, o revisor deve se preparar para atender a essa demanda.

A vantagem de usar um revisor

A profissão de revisor não é frequentemente considerada pelo seu justo valor. No entanto, evitar-se a repetição de artigos e pronomes indefinidos não é algo supérfluo – tampouco é algo que a maioria dos redatores seja capaz de fazer. Submeter o texto ao revisor profissional é mesmo a garantia da qualidade textual, da otimização da capacidade comunicacional do escrito. Quando você tem a mente aberta para a ideia do que é a escrita da qualidade, você compreende melhor a importância da revisão, especial nos campos da escrita acadêmica e da produção de textos para a Web.

Qual é o trabalho do revisor de textos?

Ao contrário das ideias redutivas, o revisor não corrige apenas erros gramaticais e ortográficos. Essa correção é importante, mas todo o trabalho vai muito além disso. A revisão também consiste na verificação da adequação do estilo editorial ao contexto ou ao registo. Assim, o revisor terá que reformular frases de um artigo destinado à Web para torná-lo mais simples e cativante, como a internet exige. Além disso, atenção especial é dada à objetividade requerida pelas frases.
A revisão é também para garantir que o ensaio, o artigo ou a postagem sejam fáceis de entender para o leitor. O revisor pode precisar reorganizar a estrutura dos argumentos para enfatizar melhor a coerência das ideias. Como resultado, o revisor deve-se ser capaz de entender o que o autor está falando, e fazer com que o leitor final também entenda. Em suma, é revisar profissão que requer boa cultura geral.
Revisão é prestar especial atenção à gramática, ortografia e sintaxe. Mas, além deste aspecto básico bastante generalizado, o revisor também se aplica a verificar se a escolha das palavras é razoável, dependendo do registro em que o texto é escrito.

A revisão e SEO (Search Engine Optimization)

Como mencionado acima, um revisor deve ser versátil. Essa versatilidade permite-lhe refinar a qualidade de cada ensaio que lhe é confiado. O revisor deve dominar também as regras de SEO (otimização para os engenhos de busca) e os princípios da textualidade orientada para que o texto tenha mais visibilidade na internet. Assim como o próprio autor, o revisor deve estar sempre atento a todos os gêneros textuais. Portanto, é imperativo que ele esteja ciente do comportamento dos usuários da internet na Web, os requisitos de comunicação digital... Não é incomum para o revisor ter em mãos uma escrita impecável face a gramática, ortografia e sintaxe. Nesse caso, a revisão será para verificar se as ideias estão bem organizadas, de tal forma que os leitores compreendam tudo facilmente e que os robôs dos sites de busca identifiquem o assunto e a relevância do tema.
O papel revisor, nesse contexto, é otimizar o produto textual para garantir que seja amigável para referência no Google. Como parte das atividades de subcontratação de textos para a Web, a revisão é frequentemente apresentada como complemento à escrita.
O trabalho de redação e revisão SEO é serviço novo, habilidade para a qual não existe formação específica, nem mesmo no campo da Comunicação; esse serviço também inclui uma boa parte da escrita e criação de conteúdo. A revisão com esse foco é trabalho relativamente novo, uma vez que tem crescido enormemente a demanda por textos que apareçam para o Google, e, ao longo dos últimos dez anos, em total correlação com a evolução da internet e e-business.

O que é um revisor SEO?

É um profissional que fornece aconselhamento em referência natural, muitas vezes chamado SEO. Nesse contexto, um revisor SEO deve, principalmente, revisar o texto com vistas a melhorar sua visibilidade e o tráfego dele na internet; propor intervenções para destacar o posicionamento do texto nos resultados dos mecanismos de buscas em consultas específicas.
Por fim, sabe como aprendemos a aplicar as técnicas de SEO aos textos? Fazendo isso para nós mesmos! Tivemos a necessidade de que nossos escritos fossem amigáveis aos logaritmos de busca do Google e, possivelmente, prova de nossa eficiência é você estar aqui, ter nos encontrado procurando-nos pelas palavras certas que estão no texto, onde deveriam! As técnicas de SEO nada mais são que convenções específicas que, conhecidas, são aplicadas aos escritos.

Postagens mais visitadas deste blog

Normas básicas de digitação

Vale a pena digitar corretamente. A digitação correta é uma prática em desuso. Quase ninguém mais se preocupa com conceitos básicos da datilografia que foram transposto à digitação. Entretanto, formatar uma tese ou dissertação é infinitamente mais complexo que saber digitar num processador de textos. Nada dispensa a boa revisão . Um dos motivos pelos quais  o trabalho do revisor é  indispensável é porque  ninguém mais digita como  se deve. Aqui estão alguns problemas que sempre identificamos nas digitações problemáticas: A lacuna que separa os elementos gráficos (por exemplo, entre duas palavras) deve ser feita por um e apenas um espaço. O recuo do parágrafo, o alinhamento recuado das citações ou das tabelas etc. devem ser feitos por tabulação (ou então pelo recurso de estilo ou modelo, dos programas de edição de texto do computador). Não há espaço antes da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos). Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgul

Como escrever um texto acadêmico - as melhores dicas!

Aspectos gerais e específicos do texto acadêmico Um texto científico ou acadêmico é um complexo trabalho dissertativo ou narrativo que tem características próprias sobre sua concepção, criação e apresentação.  Bons textos científicos acrescentam conhecimento mesmo quando levantam novas dúvidas, novos problemas ou novas abordagens sobre uma questão, permitindo que leitores encontrem realidade e humanidade em palavras que foram completamente estruturadas para apresentar ou discutir um enfoque específico de um tema. Não importa qual tipo de texto você queira ou necessite escrever – pode ser uma tese de livre-docência, de doutorado, uma dissertação, monografia, um artigo científico, relatório – você precisará de disciplina, energia criativa e de dedicação para a pesquisa, criação, revisão e edição do texto. Apresentamos algumas sugestões para contribuir na redação. Cada tipo de texto científico tem suas características. Familiarize-se com o tipo de texto que pretenda produzir. Antes de c

Como escrever o resumo de sua tese ou dissertação

Melhore o resumo de sua tese ou dissertação. O resumo é parte necessária da apresentação final de uma tese , dissertação ou mesmo de um artigo. A versão final do resumo terá de ser escrita depois que você terminar de ler a sua tese para enviar ao revisor do texto. Um resumo prévio, escrito nas diferentes fases do seu trabalho vai ajudar você a ter uma versão curta de sua tese a cabeça. Isso vai conduzir seu pensamento sobre o que é que você está realmente sendo feito, vai ajudá-lo a ver a relevância do que você está trabalhando no momento dentro do quadro maior, e ajudar a manter os vínculos que acabarão por conferir unidade à tese (dissertação, TCC, artigo). Resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028:2003). O que é um resumo? O resumo é um componente importante da tese. Apresentado no início da tese, é provável que seja a primeira descrição substantiva do trabalho a ser lida por um examinador ou qualquer outro leitor externo. Você deve vê-lo com

Quinze dicas para a hora de defender a tese

Defesa de tese ou dissertação: hora H! Depois de ter concluído a tese , é essencial que o aluno se prepare para a apresentação oral do trabalho.  Um excelente texto não garante que a exposição na etapa final seja boa e, se o aluno não apresentar a tese de forma satisfatória, os examinadores podem subestimá-la ou até mesmo duvidar da preparação científica do candidato. O candidato se prepara redigindo o texto. A Kemelion prepara o texto, revisando e formatando. Geralmente a apresentação oral da tese é geralmente é feita por meio de slides em Powerpoint ® (ou software similar) contendo texto, figuras, tabelas, desenhos e fotografias . Bons slides não são tudo. O aluno deve estar preparado e conhecer ponta a ponta o conteúdo, coordenando bem a apresentação conforme explica os slides e se comportando de forma adequada durante essa etapa do trabalho. Abaixo apresentamos algumas dicas, tanto referentes à formatação e estilo da apresentação de slides, como à discussão da tese – aplicáveis a m

Como começar a escrever a tese ou dissertação

Dicas básicas para dar início à redação da tese Aqui vão algumas dicas para escrever teses e dissertações , ideias simples e práticas, para ajudar em problemas de como começar e como organizar, subdividindo a enorme tarefa em partes menos árduas para, em seguida, trabalhar nas partes.  Também vamos explicando, de maneira prática, como sobreviver à provação que a tese representa. Não é para ninguém morrer escrevendo a dissertação ou tese.  Estamos incluindo uma estrutura sugerida e orientação sobre o que deve haver em cada seção. Originalmente escrito para estudantes de pós-graduação ciências duras (física, matemática, engenharia), boa parte dos exemplos específicos fornecidos são tirados dessas disciplinas. No entanto, pode utilizado e apreciado pelos alunos de pós-graduação em várias áreas de Ciências e Humanidades.  Para começar a escrever a tese Quando você vai começar, escrever uma tese ou dissertação parece uma operação longa e difícil. Isto é porque é demorado e difícil mesmo!