Pular para o conteúdo principal

Revisão de textos e tecnologia: de ontem para hoje

Tecnologia e revisão: ontem e hoje.

“Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 homens comuns. Não há máquina que possa fazer o trabalho de um homem extraordinário.” (Ebert Hubbard, escritor americano, 1856- 1915).

Computadores são excelentes ferramentas para revisão e tradução.
Revisores são seres humanos.

 — Os robôs chegaram! Os robôs chegaram!

Pelo menos é o que a mídia está dizendo. Em muitos empregos, como na lavoura ou nas linhas de montagem, os robôs estão começando a ultrapassar os seres humanos e em breve tomarão seu lugar. Mas os revisores também estão na mira dos robôs (ou dos programas de correção ortossintática). Será que isso significa que nós revisores vamos perder o nosso sustento em poucos anos? Muitos jornais diários eliminaram a presença de revisores na redação, é verdade, mas muito jornais também já deixaram de ser impressos, outros deixaram de existir: não faz mais muito sentido imprimir notícias que ficam velhas antes de a tinta secar!

Nosso ofício de revisar está em risco? Não temos tanta certeza…

Share on Tumblr

A lenta evolução da revisão automática

Nos anos 1950, os primeiros cientistas da computação pensaram que poderiam aplicar as técnicas da descriptografia usadas com sucesso durante a Segunda Guerra à revisão. Eles disseram que, afinal, as línguas eram apenas mais um tipo de código. Aqueles cientistas acreditavam que levaria alguns anos para encontrar o Graal (a máquina de revisão universal – ou os tradutores universais) e que ninguém jamais precisaria dos serviços de um intérprete ou revisor. Eles ainda trabalham no mesmo projeto 70 anos depois; evoluíram bastante, mas ainda estão a anos-luz de conseguir uma máquina pensante que faça o trabalho com textos com a inteligência humana.
Mas isso não quer dizer que nosso trabalho não mudou nada no mundo da revisão. Na verdade, praticamente tudo mudou. Primeiro os computadores pessoais, em seguida, a internet, revolucionaram o domínio da informação, aumentando exponencialmente o volume de produção de textos, matéria prima para os revisores. Também aumentou o número de leitores e eles passaram a estar espalhados pelo mundo afora. Autores e leitores continua precisando se entender e a mídia é o texto que, lido ou ouvido, precisa ser compreendido.

O antes e o depois da revolução da informática

Vamos fazer uma rápida comparação de revisão de textos antes e depois da revolução do computador. A coluna da esquerda descreve a etapa do processo de revisão. A coluna central mostra como as coisas eram antes dos computadores, de acordo com o que o meu… como eu diria… colega que têm mais experiência na vida me disse…. A coluna direita mostra a prática atual.

Quadro do processo de revisão antes e depois da revolução dos computadores
Etapa do processo
Idade da pedra
Era de a informação
Enviar de documento à revisão
O cliente envia o documento digitado, por um portador ou pelos correios, ao revisor.
O cliente envia um documento digital para o revisor por e-mail.
Arquivamento e consulta de versões anteriores do mesmo documento
O revisor abre suas pastas cheias de textos semelhante ou de versões anterior de mesmo texto e os coloca sobre a mesa para consultar.
Um software compara o texto de documento o conteúdo de um banco de dados de revisões anterior. O revisor pode consultar o banco de dados e ver os textos assemelhados.
Uso de dicionários
O revisor procura palavras em dicionários de papel impresso.
O revisor checa palavras em de dicionários eletrônicos e os neologismos pela internet em corpus e na mídia especializada.
Usar de bancos de termos
O revisor consultar um banco de termos em um catálogo em folhas ou em fichário próprio.
O revisor procura os termos em um banco de dados de terminologia on line, em qualquer parte do mundo.
Consulta de documentos de referência
O revisor é recorre à biblioteca para consultar uma seleção limitada de fontes confiáveis e de textos comparáveis.
O revisor navega pela internet para consultar uma quantidade quase infinita de informações e de textos comparáveis.
Revisão
O revisor imprime ou copia o o texto antes de o ler em papel.
O revisor trabalha em um software de editoração de textos e o revisa na tela.
Preparação da versão final
A cópia em papel anotada e passada a um datilógrafo que vai interpretar um emaranhado de signos de revisão.
A versão final é salva digitalmente. O autor, outro revisor ou o editor podem conferir diretamente no mesmo arquivo as interferências propostas.
Enviar de a revisão ao cliente ou à composição e impressão
O texto revisado é enviado ao cliente por correio ou por portador.
O cliente recebe a revisão pronta. Ele pode baixar o arquivo do servidor ou receber 
por e-mail.
Os benefícios para os revisores de hoje

Esta lista reporta apenas parte das muitas ferramentas de computador que os revisores utilizam no trabalho. Gosto de pensar que a interação entre a revisão e a tecnologia pode ser medida em uma escala de 0 (papel e caneta) para 10 (revisão totalmente informatizada). A maior vantagem dos avanços tecnológicos das últimas décadas é talvez simplesmente a variedade de possibilidades oferecidas por essa escala maciça de informações. A abundância de opções permite-nos usar a tecnologia que funcione melhor para nós ou para a tarefa em mãos. A tecnologia de hoje está sendo usada pelo revisor humano, que pode entregar um produto melhor em menos tempo.
Em suma, os robôs chegam, é verdade, mesmo que muito lentamente. E nossa experiência nos mostra que eles são nossos amigos. E para você, qual é a principal vantagem (ou desvantagem) da tecnologia linguística em seu vida?

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da formatação e da revisão

A importância do trabalho de um bom revisor. O processo de revisão de textos requer várias leituras. Depois de longos meses de trabalho, seu romance parece pronto para ver a luz – sua tese está prontinha para ser depositada. O volume está lá, em sua mesa, ele olha para você e só espera para ser publicado ou defendida. Você lê e relê, até não aguentar mais, tentando encontrar a menor das imperfeições. Tem certeza de que fez tudo? Nunca se tem essa certeza! Os erros se escondem bem . A forma de uma obra é tão importante quanto o seu conteúdo e alguns erros podem irreparavelmente arruinar o seu sucesso. Por esta razão, é realmente importante dedicar muita atenção à fase de formatação e revisão. Share on Tumblr Seguir @keimelion Tweetar Fazer a formatação significa dar ao texto o cuidado pré-editorial, uniformizar a apresentação e, quando se trata de um texto acadêmico, aplicar rigorosamente aquele monte de normas que foram indicadas. A revisão é uma série de leituras cuidadosas

A revisão acadêmica: tese, dissertação, artigo

A revisão no universo acadêmico das teses. Uma tese bem revisada evita problemas e críticas desnecessárias na defesa. A complexidade do processo de revisão e a imprecisão do próprio conceito requerem que, antes de aprofundar em aspectos práticos, seja conveniente especificar em termos teóricos sua essência, a tipologia de textos com que trabalhamos e as várias modalidades que podem ser cobertas. Definição de revisão acadêmica Aperfeiçoamento de um texto científico ou tecnológico a fim de eliminar problemas ortossintáticos e propor incrementos à textualidade e à comunicabilidade. Objetos específicos da  revisão de textos científicos No âmbito da produção acadêmica, trabalhamos com diversos gêneros de textos, aplicando a todos o mesmo rigor linguístico e metodológico: teses de doutoramento, de pós-doutoramento, livre-docência e concursos para professor titular; dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, TCC de graduação ou pós-graduação lato-senso, monografias de cu

Revisão de textos e SEO

O revisor costuma ser um dos primeiros a ter em mãos o manuscrito do autor.   Sua função é interferir no trabalho original buscando a perfeição , mas respeitando uma grande série de convenções. É necessário verificar a consistência do texto e, por vezes, assegurar o seu layout . Revisar um texto não é exatamente ir sobre ele e esperando detectar qualquer erro , todo erro e suprimir a possibilidade de erro. Se esse fosse o caso, muitos poderiam reivindicar ser revisores , bastando conhecer as regras mais comuns da língua, mas não é bem assim! Para revisar, antes de tudo, é necessário estar rigorosamente perto do perfeccionismo, mas é bem mais que isso. É claro, para os autores, os erros são muitas vezes tão sutis que ele nem sabe onde procurá-los. Para isso, é essencial recorrer a quem conhece as regras de  gramática (ortografia,sintaxe, conjugação, etc.), mas também de tipografia (caracteres, uso de maiúsculas, traços, etc.) e, sobretudo, é preciso encontrar um profissional compromet

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência. Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviço Ao selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário. A tese toda está em cada detalhe, o conjunto é o principal argumento. A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico

Etapas da revisão de textos

As etapas para uma boa revisão. Indicam-se algumas etapas no processo da revisão que garantam, quando seguidas, uma intervenção que elimine ambiguidades nas informações descrista na tese ou revisão . Além de saber exatamente qual é o propósito comunicativo do texto revisado, quais são as expectativas do cliente e dos destinatários e, consequentemente, o que levar em consideração durante a revisão, os revisores acham benéfico se puderem seguir etapas baseadas em um método cuidadosamente considerado e consciente. Sugere-se uma ordem ideal de etapas no processo de revisão, que, quando seguidas, garantam que os revisores possam focar em cada parâmetro adequadamente e no momento certo, que não percam nenhum aspecto do texto que precisa ser verificado, e que utilizem todos os elementos de sua competência nas fases apropriadas. É claro que o método sugerido se baseia em uma situação ideal, já que na realidade, pressionado por atribuições urgentes e prazos apertados, os revisores nem sempre