Pular para o conteúdo principal

Revisão de textos: hermenêutica e eurística

A hermenêutica e eurística.

1. Na escola da linguística tradicional, inclusive no que se refere à linguística aplicada à revisão de textos, antes da década de 1970, o estudo da produção escrita era focado no objeto final e não se havia tomado muito em consideração a maneira pela qual o autor produzia um texto escrito.
2. O texto não se restringe ao que se escreve, mas engloba diferentes formas de expressão – imagens, cores – que se integrarão parte linguística. A revisão de texto é campo de pesquisa em plena revitalização, agora como atividade de volta ao texto, envolvida em todas as tarefas e em todas as fases, da produção à impressão.

Seu texto merece a melhor revisão: Keimelion.

3. Ao adotarmos a concepção de escrita como trabalho, não podemos isentar o importante papel do leitor qualificado, o revisor que, com o autor, vai subsidiar, em processo de coprodução, o sentido para o texto.
4. No contexto da produção textual atual, define-se a revisão como tudo o que é feito para atingir um objetivo no texto em algum momento, com certa finalidade e implicando algum custo.
5. Os enfoques psicogenéticos sobre a escrita e revisão de textos colocam em destaque os processos de produção, preparação e assimilação do texto como objeto cultural.
6. Estudar aspectos relativos à coerência textual é de grande relevância para a revisão de texto, já que ela assume papel preponderante nos processos de produção e compreensão de textos.
7. O processo de revisão é de ordem superior dentre as tarefas cognitivas (como a leitura ou escrita) com um problema muito significativo para resolver: o revisor deve ler com os olhos do autor e do leitor a que o texto se destina.
8. Entre as interferências mais comuns, pode-se mencionar: a defesa da consecutio temporum (corrigir a relação entre a oração principal, verbos e cláusulas dependentes, sejam condicionais ou coordenadas); a criação de artifícios linguísticos que evitem as irritantes repetições de vocabulário em geral; atenção para o uso indevido de nomes, advérbios, predicados; a batalha contra a excessiva fragmentação das sentenças, causada pelos mal utilizados sinais de pontuação; o controle do uso de expressões e subordinação e passivação, para garantir a fluência e a comunicabilidade do texto; a identificação exclusiva do sujeito de uma sentença (evitando as ambiguidades); a remoção de efeitos indesejados de anacolutia e anfibologia, que podem confundir o leitor e estragar o prazer estético da obra.
9. O revisor deve acrescentar ao controle formal da revisão a análise completa do texto, para destacar as expressões infelizes ou particularmente “enroladas” e restaurar a correta destinação e a concatenação lógica necessária de proposições que formam período, parágrafo ou capítulo.
10. Na verdade, os autores e revisores não interagiam para obter desenvolvimento da forma e do conteúdo do texto, mas se limitavam a corrigir erros recíprocos sem pensar nas estratégias dialógicas de compor o em regime cooperativo: a habilidade linguística do revisor limitava-se a proporcionar um texto “certo”, sem se preocupar com os aspectos da produção que podem levar ao texto “melhor”.
11. A proposta da interdisciplinaridade é considerar a complementaridade das disciplinas que contribuem para aprofundar o conhecimento sobre a ITA, incluindo linguística, didática e psicologia cognitiva – a conclusão será uma abordagem multidisciplinar necessária.
12. A prática social tem várias orientações – econômica, política, cultural, ideológica e a revisão de texto está presente em todas elas, uma vez que a ordem social que estrutura a se sociedade estabelece a partir de um mercado complexo em que os textos são produzidos, distribuídos e consumidos.

Postagens mais visitadas deste blog

A revisão acadêmica: tese, dissertação, artigo

A revisão no universo acadêmico das teses.Uma tese bem revisada evita problemas e críticas desnecessárias na defesa. A complexidade do processo de revisão e a imprecisão do próprio conceito requerem que, antes de aprofundar em aspectos práticos, seja conveniente especificar em termos teóricos sua essência, a tipologia de textos com que trabalhamos e as várias modalidades que podem ser cobertas. Definição de revisão acadêmica Aperfeiçoamento de um texto científico ou tecnológico a fim de eliminar problemas ortossintáticos e propor incrementos à textualidade e à comunicabilidade.Objetos específicos da revisão de textos científicos No âmbito da produção acadêmica, trabalhamos com diversos gêneros de textos, aplicando a todos o mesmo rigor linguístico e metodológico: teses de doutoramento, de pós-doutoramento, livre-docência e concursos para professor titular;dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, TCC de graduação ou pós-graduação lato-senso, monografias de curso ou de concurso…

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência.Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviçoAo selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário. A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico, mentalidade crítica e treinamento profissional. Não apenas os detalhes, …

Faça a revisão de sua tese ou dissertação conosco

Keimelion, revisores desde o século passado!Teremos grande prazer em prestar-lhe nossos serviços. Somos profissionais, estamos no mercado de revisão e formatação desde o século passado! Nosso serviço é completamente diferenciado, interativo e oferece um grau de qualidade e pontualidade que não tem concorrência! Revisão de texto acadêmico: todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica formal.Formatação normatizada: composição gráfica, editoração, diagramação segundo a norma indicada, criação de índices e sumários, legendas e tratamento de imagens, tratamento de imagens, gráficos, tabelas ou outros tipos de ilustrações.A formatação é feita segunda a norma indicada pelo cliente: ABNT, Vancouver, APA, e segundo as instruções da instituição a que se destina o texto. Ao cliente que contrata revisão e formatação, ao mesmo tempo, concedemos desconto de 50% sobre o valor da formatação. Para a …

Revisão de textos: princípios fundamentais

Princípios fundamentais de revisão de teses. Se os revisores possuírem a competência necessária para a revisão, deverão seguir os princípios que definem a eficiência e o sucesso dessa tarefa. Os princípios fundamentais da revisão de textos podem ser resumidos como a “estratégia minimax” da revisão. Os revisores realizam seu trabalho de forma eficiente, produtiva e certamente lucrativa se se esforçarem para alcançar o máximo efeito com o mínimo esforço, ou seja, modificações mínimas. Uma vez que a tarefa principal dos revisores seja afastar as eventuais interpretações equivocadas dos leitores, erros linguísticos ou gramaticais são considerados falhas graves, e nenhum erro notório pode subsistir no texto revisado. Portanto, os revisores precisam fazer todas as correções necessárias imediatamente após identificados os problemas, pois essa é a única maneira de alcançar o efeito máximo.  Os revisores não só precisam indicar erros, como também precisam fornecer a alternativa correta, porque n…

Licitação e tomada de preços para revisão de textos

Governo ou autarquias? Não, e muito obrigado. Frequentemente, recebemos pedidos de cotação para serviços de revisão de textos para entidades públicas ou autarquias. Conhecemos os procedimentos envolvidos, mas não nos interessa participar de concorrências. Nós agradecemos imensamente às instituições que nos procuram, querendo nos incluir em seus procedimentos de tomada de preços e de orçamentos para serviços de revisão de textos. Recebemos muitos pedidos nesse sentido, mas temos a política de recusar todos: não participamos de disputas por serviços a órgãos públicos por vários motivos, que passamos a explicar.
Em primeiro lugar, os serviços de revisão de textos são personalíssimos, isso significa que cada revisor tem procedimentos próprios, critérios pessoais e conceitos de escolas de revisão diferentes. Então, não se pode comparar por valores financeiros serviços que sejam diferentes em sua natureza. Revisão é um termo usado para muita coisa diferente; quando é de boa qualidade, estamo…