Os principais parâmetros na revisão linguística
Teses e dissertações são revisadas com base em parâmetros muito rígidos.
Existem diferentes tipos e níveis de revisão. Quando o cliente solicita uma simples verificação ortográfica e sintática, os revisores têm apenas que revisar o texto de acordo com as regras ortográficas vigentes, confiando em seu conhecimento do idioma e consultando a literatura consolidada sobre o assunto.
Em contrapartida, a revisão completa consiste em observar todos os mais diversos aspectos da textualidade e fazer as requeridas interferências – na verdade, não vemos sentido em outro gênero revisão – considerando a legibilidade e comunicabilidade da peça, bem como suas características linguísticas e de formatação, ou seja, todos os parâmetros listados abaixo:
- transferência a precisão: o texto revisado vai refletir a mensagem pretendida pelo texto original?
- completude: algum elemento da mensagem foi deixado de fora ou informações desnecessárias foram adicionadas?
- conteúdo lógico: a sequência de ideias faz sentido? Há algum absurdo ou contradição?
- fatos: existem erros factuais, conceituais ou matemáticos?
- linguagem a legibilidade: existem frases desajeitadas e difíceis de ler?
- textualidade: a linguagem é adequada aos usuários e à finalidade do texto?
- registro: o estilo é adequado ao gênero? A terminologia correta foi usada?
- idioma: todas as palavras pertencem ao idioma, afastados os estrangeirismos desnecessários?
- mecânica: as regras de gramática, ortografia, pontuação foram observadas segundo o estilo do manual da casa?
Se os revisores forem capazes de considerar todos os parâmetros acima mencionados durante seu trabalho, isso certamente prova que eles possuem as habilidades que formam a competência de revisão.
Os parâmetros de revisão – as características dos textos que os revisores consideram ao verificar e corrigir uma obra – são determinados pelas instruções recebidas do cliente, ou seja, pelo estilo de revisão por um lado, e pelo gênero e propósito comunicativo do texto, por outro. Ao revisar uma obra expressiva e literária, são enfatizados parâmetros completamente diferentes do que ao verificar um contrato legal, revisar uma tese ou dissertação é ainda mais específico que os gêneros anteriores. No primeiro caso, características linguísticas e estilísticas, a legibilidade e o registro certo são especialmente importantes, bem como se o texto segue as normas, ao passo que, no último caso, usar a terminologia corretamente e transmitir o significado com precisão é muito mais significativo. Como já mencionado, os revisores precisam estar cientes desses aspectos antes de iniciar a revisão para que possam basear o processo nos pressupostos certos.
Tweetar
Follow @keimelion