Parâmetros de revisão de textos

Existem diferentes tipos e níveis de revisão. Quando o cliente solicita uma simples verificação ortográfica e sintática, os revisores têm apenas que revisar o texto de acordo com as regras ortográficas vigentes, confiando em seu conhecimento do idioma e consultando a literatura consolidada sobre o assunto. Em contrapartida, a revisão completa consiste em observar todos os mais diversos aspectos da textualidade e fazer as requeridas interferências – na verdade, não vemos sentido em outro tipo de revisão – levando em conta a legibilidade e comunicabilidade da peça, bem como suas características linguísticas e de formatação, ou seja, todos os parâmetros listados abaixo:
Revisar uma dissertação implica aplicar rígidos parâmetros.
Teses e dissertações são revisadas
 com base em parâmetros muito rígidos.
  • transferência a precisão: o texto revisado vai refletir a mensagem pretendida pelo texto original?
  • completude: algum elemento da mensagem foi deixado de fora ou informações desnecessárias foram adicionadas?
  • conteúdo lógico: a sequência de ideias faz sentido? Há algum absurdo ou contradição?
  • fatos: existem erros factuais, conceituais ou matemáticos?
  • linguagem a legibilidade: existem frases desajeitadas e difíceis de ler?
  • textualidade: a linguagem é adequada aos usuários e à finalidade do texto?
  • registro: o estilo é adequado ao gênero? A terminologia correta foi usada?
  • idioma: todas as palavras pertencem ao idioma, afastados os estrangeirismos desnecessários?
  • mecânica: as regras de gramática, ortografia, pontuação foram observadas segundo o estilo do manual da casa?

Se os revisores forem capazes de levar em conta todos os parâmetros acima mencionados durante seu trabalho, isso certamente prova que eles possuem as habilidades que formam a competência de revisão.
Os parâmetros de revisão – as características dos textos que os revisores consideram ao verificar e corrigir uma obra – são determinados pelas instruções recebidas do cliente, ou seja, pelo tipo de revisão por um lado, e pelo gênero e propósito comunicativo do texto, por outro. Ao revisar uma obra expressiva e literária, são enfatizados parâmetros completamente diferentes do que ao verificar um contrato legal, revisar uma tese ou dissertação é ainda mais específico que os gêneros anteriores. No primeiro caso, características linguísticas e estilísticas, a legibilidade e o registro certo são especialmente importantes, bem como se o texto segue as normas, ao passo que, no último caso, usar a terminologia corretamente e transmitir o significado com precisão é muito mais significativo. Como já mencionado, os revisores precisam estar cientes desses aspectos antes de iniciar a revisão para que possam basear o processo nos pressupostos certos.

Leia mais postagens: