Pular para o conteúdo principal

Formação do revisor de textos

A formação para a de textos é permanente

É imprescindível a boa formação de futuros revisores de texto, sendo assim qualificação de tutores experientes no assunto é fundamental.

Uma das primeiras questões que surgem em relação ao revisor é como ele foi formado, pois – evidentemente – as competências para o ofício não são inatas. A prática profissional mostra que agências de revisão e editores recrutam contratavam, frequentemente, autores experientes para o trabalho de revisão, ou seja, aqueles que provaram suas habilidades de escrita e confiabilidade ao longo do tempo, outro caminho – bem mais moderno e coerente – é a contratação de estagiários ou jovens recém-egressos dos cursos de Letras, e treiná-los no exercício do ofício. Assume-se, em ambos os casos, que, além da competência de escrita, possuam todos os conhecimentos linguísticos e perfil necessários para interferir no texto dos outros. No entanto, muitas vezes, os escolhidos para serem formados não têm o conhecimento que pode servir de base para o trabalho de revisão. Isso resulta em uma série de tentativas de intervenção e conflitos desconfortáveis entre o autor e o revisor. Revisores inexperientes muitas vezes precisam adquirir as habilidades básicas de seu trabalho à medida que realizam revisões – parece que isso não é muito diferente da maioria dos ofícios.

Dissertação e tese nunca podem passar sem boa revisão.
É imprescindível a boa formação de futuros revisores.
A prática descrita acima realmente assume algum processo construtivo pelo qual o aprendiz primeiro se torna um linguista profissional, depois um escritor experiente e, eventualmente, um revisor. Esse processo de desenvolvimento, no entanto, não nos diz nada sobre as habilidades que um revisor deve ter, mas que um autor pode não ter. Infelizmente, o arcabouço legal também não fornece à profissão definições aplicáveis. Os revisores seniores devem ter qualificação reconhecida e experiência profissional documentada, bem como experiência de produção de textos – consonante o processo evolutivo mencionado. Os revisores juniores e estagiários serão formados pelos mais experientes. Adicione-se a tudo isso que já existe uma significativa base teórica quando ao ofício e às práticas de revisão de textos e ela deverá ser incorporada em algum momento; para tanto, existem cursos de revisão de textos que, em regime de pós-graduação, supram algumas lagunas de quem já tem amplo domínio da língua e deseja se dedicar ao ramo da revisão; também já existem graduações em Letras voltadas especificamente para a área editorial. As duas últimas alternativas, muito bem recebidas, suprem o candidato a revisor de bagagem teórica, mas é na lide diária, sob a supervisão do revisor sênior (ou editor com experiência de revisão) que se vai moldar o novo profissional para a revisão.
Tanto o autor quanto o revisor se esforçam para produzir uma comunicação textual bem sucedida e bem assimilada pelo leitor. Eles garantem que o texto produzido seja isento de interpretações erradas, minimizam equívocas, em conformidade com as normas da linguagem adequada ao respectivo texto; eles trabalham para que o escrito possa, pode ser facilmente processado e contenha as informações relevantes bem ordenadas para o leitor.
Mas a revisão é muito mais do que “outro conjunto de olhos”, bem mais que outro escritor deslizando os olhos pelo texto após ele ter sido dado por concluído pelo autor. A tarefa dos revisores é aferir o texto segundo seu gênero e público-alvo, e corrigi-lo em relação aos aspectos gramaticais e estilísticos, de acordo com os requisitos (formais ou informais) da linguagem moderna e natural. Os revisores visam produzir um texto que, como resultado das intervenções, seja preciso no conteúdo, gramaticalmente correto, coerente quanto ao estilo, apto para o processamento pelo destinatário e pronto para impressão. Assim, os revisores não se engajam na criação de um novo texto, simplesmente modificam o trabalho concluído e podem fazer sugestões. Eles baseiam seu trabalho no público-alvo, eles não abordam o texto no nível das frases somente, mas mais globalmente, focando em todo o macrotexto. Uma vez que os revisores aferem o trabalho de outra pessoa, pode ser difícil identificar-se com o uso da linguagem do autor, mas não cabe forçar seu próprio estilo na revisão.

Postagens mais visitadas deste blog

A revisão acadêmica: tese, dissertação, artigo

A revisão no universo acadêmico das teses.Uma tese bem revisada evita problemas e críticas desnecessárias na defesa. A complexidade do processo de revisão e a imprecisão do próprio conceito requerem que, antes de aprofundar em aspectos práticos, seja conveniente especificar em termos teóricos sua essência, a tipologia de textos com que trabalhamos e as várias modalidades que podem ser cobertas. Definição de revisão acadêmica Aperfeiçoamento de um texto científico ou tecnológico a fim de eliminar problemas ortossintáticos e propor incrementos à textualidade e à comunicabilidade.Objetos específicos da revisão de textos científicos No âmbito da produção acadêmica, trabalhamos com diversos gêneros de textos, aplicando a todos o mesmo rigor linguístico e metodológico: teses de doutoramento, de pós-doutoramento, livre-docência e concursos para professor titular;dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, TCC de graduação ou pós-graduação lato-senso, monografias de curso ou de concurso…

A importância da formatação e da revisão

A importância do trabalho de um bom revisor.O processo de revisão de textos requer várias leituras. Depois de longos meses de trabalho, seu romance parece pronto para ver a luz – sua tese está prontinha para ser depositada. O volume está lá, em sua mesa, ele olha para você e só espera para ser publicado ou defendida. Você lê e relê, até não aguentar mais, tentando encontrar a menor das imperfeições. Tem certeza de que fez tudo? Nunca se tem essa certeza! Os erros se escondem bem. A forma de uma obra é tão importante quanto o seu conteúdo e alguns erros podem irreparavelmente arruinar o seu sucesso. Por esta razão, é realmente importante dedicar muita atenção à fase de formatação e revisão. Share on Tumblr

Fazer a formatação significa dar ao texto o cuidado pré-editorial, uniformizar a apresentação e, quando se trata de um texto acadêmico, aplicar rigorosamente aquele monte de normas que foram indicadas. A revisão é uma série de leituras cuidadosas destinadas a ve…

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência.Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviçoAo selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário. A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico, mentalidade crítica e treinamento profissional. Não apenas os detalhes, …

Etapas da revisão de textos

As etapas para uma boa revisão.Indicam-se algumas etapas no processo da revisão que garantam, quando seguidas, uma intervenção que elimine ambiguidades nas informações descrista na tese ou revisão. Além de saber exatamente qual é o propósito comunicativo do texto revisado, quais são as expectativas do cliente e dos destinatários e, consequentemente, o que levar em consideração durante a revisão, os revisores acham benéfico se puderem seguir etapas baseadas em um método cuidadosamente considerado e consciente. Sugere-se uma ordem ideal de etapas no processo de revisão, que, quando seguidas, garantam que os revisores possam focar em cada parâmetro adequadamente e no momento certo, que não percam nenhum aspecto do texto que precisa ser verificado, e que utilizem todos os elementos de sua competência nas fases apropriadas. É claro que o método sugerido se baseia em uma situação ideal, já que na realidade, pressionado por atribuições urgentes e prazos apertados, os revisores nem sempre têm…

Perfil de um bom revisor profissional

Perfil do revisor profissional.O revisor deve ter senso de comunicação e mente aberta, bem como ser excelente leitor e ouvinte, paciente e seguro.Em primeiro lugar, o revisor deve ter sólida formação linguística, capacidade de identificar e interferir segundo o gênero do escrito em tela, competência textual e editorial, proficiência em pesquisa, capacidade de aquisição e processamento de informações, bagagem cultural, bem como treinamento técnico-procedimental. O que o diferencia do autor – quanto à habilitação – é sua experiência no campo da textualidade, o domínio da mídia. O revisor deve ser alguém com a experiência necessária nos gêneros textuais envolvidos e que tenha os talentos necessários, um conjunto de qualidades específicas do revisor que tentaremos examinar com mais detalhes. Share on Tumblr
A revisão completa consiste em observar todos os mais diversos aspectos da textualidade e fazer as requeridas interferências – na verdade, não vemos sentido em ou…