Pular para o conteúdo principal

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência.

Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviço

Ao selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário.
O revisor está sempre atendo ao detalhe e ao conjunto da tese.
A tese toda está em cada detalhe, o conjunto é o principal argumento.
A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico, mentalidade crítica e treinamento profissional. Não apenas os detalhes, os grandes problemas de incoerência interna e de legibilidade do trabalho também estarão em foco. Todo revisor deve também ter abordagem sistemática em seu trabalho e ser capaz de observar inconsistências. Inconsistências não são o mesmo que erros, mas ocorrem quando existem várias maneiras possíveis de fazer algo, por exemplo: as ambiguidades são muito recorrentes, tecnicamente elas são chamadas de anfibologia. Outro exemplo: um trabalho que usa o padrão APA pode ter algumas referências no formato (autor, data) e outras no formato (data, autor), ou talvez algumas pareçam em outros formatos. Essas inconsistências não constituem erro – há várias formas de se fazer corretamente algumas coisas, mas passa uma impressão melhor se seu trabalho for altamente consistente, aplicando-se uniformidade de critérios a múltiplas questões; por isso, é importante quando a revisão da tese desobriga o autor de lembrar a lista de estilos e suas regras ao longo da tese, e garante que todos os critérios permaneçam consistentes, uniformes.

Linguística, bom senso, rigor absoluto

Certamente, a revisão linguística de sua tese não deve ser realizada não por alguém que seja um especialista no assunto de que você trata, mas por quem tenha sólida e moderna compreensão da gramática portuguesa. Isso parece senso comum, mas você ficaria surpreso com o número de pessoas que não parecem pensar que a linguística atual seja prioridade para o revisor. A verdade simples é que, sem um revisor especialista em língua portuguesa, é provável que você receba trabalho com erros, por mais atento e diligente que seja o revisor do conteúdo.
Também é importante que a revisão da tese seja realizada por alguém especialista na área em que você está estudando, claro – mas aqui se trata da revisão do conteúdo, assunto para o orientador acadêmico e seus pares. A razão para isso é talvez menos óbvia: o trabalho acadêmico geralmente depende de vocabulários e frases obscuras e técnicas, ele exige que alguém familiarizado com essa escrita identifique quando está sendo usado erroneamente um termo e quando um vocábulo fora do padrão surja incorretamente. A aferição do uso correto da terminologia acadêmica é, frequentemente, parte importante e explícita do processo de revisão – um revisor profissional especializado em teses conhece essas questões e também vai eliminar da tese as expressões da linguagem oral que não ficam bem em um texto formal.

Confiabilidade, ética absoluta, pontualidade

Finalmente, é importante que o revisor seja diligente, confiável e discreto; pontualidade é imprescindível. Sua tese é documento altamente importante e você não deseja se arriscar a entregá-la a alguém que é irresponsável ou pouco confiável; portanto, evite se expor a erros, plágio ou mesmo fraude: há pessoas que anunciam serviços de revisão baratos na internet e depois usam os textos para vender a terceiros. Além disso tudo, a revisão da tese geralmente ocorre sob restrições de tempo bastante rigorosas, próximas aos prazos que se aproximam rapidamente, e você precisa confiar que seu trabalho será concluído muito antes de você enviá-lo.
Se você pensa que encontrar um revisor com todas essas qualidades pode ser difícil, você está certo, porém, você está com sorte: a Keimelion possui revisores para concluir seu trabalho com os mais altos padrões acadêmicos. Eles são especialistas em gramática e linguística contemporânea, com grande atenção aos detalhes, impressionante atenção aos padrões, totalmente éticos, e dotados de forte senso de suas obrigações e responsabilidades para com os clientes. Eles são as pessoas perfeitas para revisar seu trabalho e podem ser absolutamente confiáveis para devolvê-lo no mais alto padrão, perfeitamente dentro do prazo estipulado. A Keimelion trabalha com revisão de teses e dissertações desde o século passado, temos sólido portfólio que demonstra nossa consolidada prática nos serviços que oferecemos.

Postagens mais visitadas deste blog

A importância da formatação e da revisão

A importância do trabalho de um bom revisor. O processo de revisão de textos requer várias leituras. Depois de longos meses de trabalho, seu romance parece pronto para ver a luz – sua tese está prontinha para ser depositada. O volume está lá, em sua mesa, ele olha para você e só espera para ser publicado ou defendida. Você lê e relê, até não aguentar mais, tentando encontrar a menor das imperfeições. Tem certeza de que fez tudo? Nunca se tem essa certeza! Os erros se escondem bem . A forma de uma obra é tão importante quanto o seu conteúdo e alguns erros podem irreparavelmente arruinar o seu sucesso. Por esta razão, é realmente importante dedicar muita atenção à fase de formatação e revisão. Share on Tumblr Seguir @keimelion Tweetar Fazer a formatação significa dar ao texto o cuidado pré-editorial, uniformizar a apresentação e, quando se trata de um texto acadêmico, aplicar rigorosamente aquele monte de normas que foram indicadas. A revisão é uma série de leituras cuidadosas

A revisão acadêmica: tese, dissertação, artigo

A revisão no universo acadêmico das teses. Uma tese bem revisada evita problemas e críticas desnecessárias na defesa. A complexidade do processo de revisão e a imprecisão do próprio conceito requerem que, antes de aprofundar em aspectos práticos, seja conveniente especificar em termos teóricos sua essência, a tipologia de textos com que trabalhamos e as várias modalidades que podem ser cobertas. Definição de revisão acadêmica Aperfeiçoamento de um texto científico ou tecnológico a fim de eliminar problemas ortossintáticos e propor incrementos à textualidade e à comunicabilidade. Objetos específicos da  revisão de textos científicos No âmbito da produção acadêmica, trabalhamos com diversos gêneros de textos, aplicando a todos o mesmo rigor linguístico e metodológico: teses de doutoramento, de pós-doutoramento, livre-docência e concursos para professor titular; dissertações de mestrado acadêmico ou profissional, TCC de graduação ou pós-graduação lato-senso, monografias de cu

Revisão de textos e SEO

O revisor costuma ser um dos primeiros a ter em mãos o manuscrito do autor.   Sua função é interferir no trabalho original buscando a perfeição , mas respeitando uma grande série de convenções. É necessário verificar a consistência do texto e, por vezes, assegurar o seu layout . Revisar um texto não é exatamente ir sobre ele e esperando detectar qualquer erro , todo erro e suprimir a possibilidade de erro. Se esse fosse o caso, muitos poderiam reivindicar ser revisores , bastando conhecer as regras mais comuns da língua, mas não é bem assim! Para revisar, antes de tudo, é necessário estar rigorosamente perto do perfeccionismo, mas é bem mais que isso. É claro, para os autores, os erros são muitas vezes tão sutis que ele nem sabe onde procurá-los. Para isso, é essencial recorrer a quem conhece as regras de  gramática (ortografia,sintaxe, conjugação, etc.), mas também de tipografia (caracteres, uso de maiúsculas, traços, etc.) e, sobretudo, é preciso encontrar um profissional compromet

Etapas da revisão de textos

As etapas para uma boa revisão. Indicam-se algumas etapas no processo da revisão que garantam, quando seguidas, uma intervenção que elimine ambiguidades nas informações descrista na tese ou revisão . Além de saber exatamente qual é o propósito comunicativo do texto revisado, quais são as expectativas do cliente e dos destinatários e, consequentemente, o que levar em consideração durante a revisão, os revisores acham benéfico se puderem seguir etapas baseadas em um método cuidadosamente considerado e consciente. Sugere-se uma ordem ideal de etapas no processo de revisão, que, quando seguidas, garantam que os revisores possam focar em cada parâmetro adequadamente e no momento certo, que não percam nenhum aspecto do texto que precisa ser verificado, e que utilizem todos os elementos de sua competência nas fases apropriadas. É claro que o método sugerido se baseia em uma situação ideal, já que na realidade, pressionado por atribuições urgentes e prazos apertados, os revisores nem sempre