Função do revisor de textos.
A revisão é uma forma de controle de qualidade apresentada pelo revisor no processo e no produto.
![]() |
Leia muito e
escreva bastante. Revise conosco. |

Todos reconhecerão que o autor, independentemente de sua formação e do gênero textual produzido, não pode fornecer versões impecáveis de seus escritos em todos os momentos. A questão que surge, então, refere-se à qualidade buscada pelo autor ou pelo serviço de revisão. Pode-se questionar a utilidade do controle de qualidade em relação ao custo que ele representa. Um autor pode decidir não revisar seu escrito, assumindo o risco de apresentá-lo com qualidade inferior à pretendida. Uma série de argumentos poderiam apoiar tal decisão: documentos de baixa importância ou escopo limitado, orçamento incompatível com o custo exigido por um serviço de revisão de alta qualidade – então, é o autor que assume conscientemente o risco de apresentar o texto de qualidade inferior.
- A revisão está associada à melhoria de qualidade textual em todos os aspectos linguísticos, mas permanece vinculada fundamentalmente à comunicabilidade.
- A revisão atende ao objetivo de todas as partes interessadas na produção do texto: o cliente recebe um documento mais claro e preciso, por ter sido cuidadosamente revisado, a agência de revisão pode ter a certeza de que o serviço que entrega é completo e de alta qualidade, e ambos recebem feedback sobre o trabalho do revisor.
- Nenhum revisor pode reivindicar concomitantemente a qualidade absoluta e escrupuloso respeito aos prazos, a revisão encontra seu lugar e utilidade no processo de produção de documentos segundo o critério de fazer o melhor possível segundo prazo e orçamento disponíveis.
- Em algumas organizações de hoje, quase todo o trabalho de revisão é contratado externamente – a terceirização já é uma “moda” consolidada – de modo a que revisores da casa, de maior confiança, se apliquem a verificar a qualidade do trabalho.
- Controle de qualidade textual, em sentido mais amplo, é o conjunto completo de procedimentos aplicados antes, durante e após o processo de produção textual, por todos os envolvidos na produção do texto.
- Já houve pessoas encarregadas da revisão nas redações dos jornais; não há mais, e essa é uma das razões pelas quais os artigos impressos nos diários não são leituras recomendadas pela qualidade.
- Felizmente, a revisão atrai cada vez mais atenção, e começou a se tornar, internacionalmente, uma ferramenta essencial para a garantia da qualidade.
- A revisão é uma forma de controle de qualidade apresentada pelo revisor no processo e no produto.
- Nem todos são capazes fazer uma revisão, mas todos exigem do revisor a perfeição e o sumo o conhecimento.
- A função do revisor vai além do arcabouço puramente linguístico de sua intervenção para abranger responsabilidades de gestão e controle – conjunto de procedimentos a que, quando permeiam o ofício da revisão, nós estamos chamando mediação.
- Os autores também podem achar útil aprender sobre a revisão, já que, cedo ou tarde, eles precisarão cooperar com os revisores em seu trabalho, eles podem não ser solicitados a fazer revisão, mas eles precisam reescrever regularmente.
- A revisão não consiste em transformação, alteração, no sentido de que o revisor não deve fazer as mudanças que são possíveis, que sejam desejáveis, ou que lhe aprouverem, mas as mudanças necessárias – e tão somente elas, sempre passíveis de justificação técnica