Pular para o conteúdo principal

Revisão de textos: mediação gerencial

Revisão de textos e mediação gerencial,

A forma como a gestão do projeto de revisão de texto se relaciona com o projeto em si e como ele se destaca dentre os concorrentes é determinada por uma abordagem prática baseada em estratégia. 

Revisamos dissertação e tese com pontualidade.

Revisores qualificados para texto acadêmico: Keimelion.

Share on Tumblr
O gerente de projetos de uma agência de revisão desempenha várias funções durante o ciclo de um projeto. Eles são polímatas no sentido clássico, desempenhando papel importante no sucesso dos projetos dos provedores de serviços linguísticos.
  1. Os diferentes aspectos que são necessários para a revisão profissional devem ser levados em consideração de acordo com as instruções do cliente.
  2. O revisor recém-recrutado, ainda que profissional experiente e bem qualificado, nem sempre está familiarizado com a ferramenta de assistência de revisão adotada e com as expectativas da agência, ele pode ter dificuldades em começar a trabalhar imediatamente ou em atender à sequência do trabalho tal como proposta.
  3. Nas agências de revisão, geralmente, é o gerente de projeto que gera o formato de arquivo a ser entregue ao cliente.
  4. Vale a pena trabalhar com um software OCR profissional, já que eles produzem um texto surpreendentemente de boa qualidade e editável, dependendo da qualidade da imagem do original.
  5. Se um erro, dúvida ou questionamento for encontrado pelo gerente do projeto, cabe pedir ajuda de um colega para verificar a questão, outro revisor ou um linguista independente que esteja familiarizado com a linguagem, o gênero e até mesmo o assunto do texto pode vir a ser necessário.
  6. Felizmente, todos os revisores profissionais costumamos ter ampla rede de colegas de trabalho a quem recorremos em nossas dúvidas – e tantas vezes temos, nós todos, socorrido outros profissionais em seus questionamentos.
  7. No caso de arquivos de origem não editáveis, deve ser decidido primeiro se o texto deve ser extraído em algum formato editável com a ajuda de um software de OCR, ou se ele deve ser revisado sem a ajuda da revisão assistida por computador.
  8. Esclarecer questões sobre terminologia também é tarefa do gerente do projeto, bem como decidir se um projeto em larga escala requer um líder linguístico que esclareça as questões relativas à revisão com uma equipe de revisores.
  9. Como regra geral, a revisão deve ser processada em documento no mesmo formato que foi fornecido pelo cliente.
  10. Se houver um intertexto ou paratexto que sirva de referência, citação, comparação ou nota, ele pode ser facilmente incorporado ao ambiente de revisão.
  11. É essencial estar familiarizado com as armadilhas e oportunidades de lidar com diferentes formatos de arquivo em um ambiente de revisão assistida por computador.
  12. A preparação de arquivos antes da revisão e as tarefas de reparação para a entrega do arquivo revisado são partes indispensáveis do processo de revisão, não apenas para empresas de revisão, também para revisores autônomos.

Postagens mais visitadas deste blog

Função do revisor como controle de qualidade

Função do revisor de textos.A revisão é uma forma de controle de qualidade apresentada pelo revisor no processo e no produto. Share on Tumblr
Todos reconhecerão que o autor, independentemente de sua formação e do gênero textual produzido, não pode fornecer versões impecáveis de seus escritos em todos os momentos. A questão que surge, então, refere-se à qualidade buscada pelo autor ou pelo serviço de revisão. Pode-se questionar a utilidade do controle de qualidade em relação ao custo que ele representa. Um autor pode decidir não revisar seu escrito, assumindo o risco de apresentá-lo com qualidade inferior à pretendida. Uma série de argumentos poderiam apoiar tal decisão: documentos de baixa importância ou escopo limitado, orçamento incompatível com o custo exigido por um serviço de revisão de alta qualidade – então, é o autor que assume conscientemente o risco de apresentar o texto de qualidade inferior. A revisão está associada à melhoria de qualidade textual em …

Revisão de textos: mediação funcional

Mediação funcional na revisão de textos.Observamos e compreendemos diversos modos de mediação relacionadas ao revisor de textos, algumas das quais completamente inerentes à atividade da revisão em sentido estreito, outras que se inserem na atividade do revisor em sentido mais largo; as primeiras, mais próprias do revisor, são as mediações linguísticas – que serão objeto de nosso último capítulo, e as seguintes são as mediações extralinguísticas – das quais trataremos agora, as quais dividimos em dois grandes grupos, para melhor compreensão: mediação funcional – de que trataremos neste capítulo, e mediação gerencial – no capitulo subsequente. Share on Tumblr

No contexto da explicação do psiquismo humano, o termo mediação é utilizado para designar a função que os sistemas de signos desempenham nas relações entre os indivíduos e deles com o meio. Se nós criamos instrumentos e sistemas de signos que nos permitem conhecer e transformar o mundo, à mediação dos sistemas…

Processos da formação do revisor de textos

A formação do revisor de textosVários objetivos estão associados ao ensino da revisão. Antes de tudo, na formação como revisores, os alunos devem receber a noção de retrospectiva, entendida como o duplo fato de que a revisão é separada do processo cognitivo de escrita e que o revisor se apresenta como o primeiro leitor do texto. 
Share on Tumblr
No papel ficto de destinatário privilegiado, o revisor representa mais o público-alvo do que personifica a autoridade competente: a figura nefanda do policial do texto. Procuraremos demonstrar neste tópico o modo pelo qual a teoria fundamenta a revisão profissional portanto, deve integrar a formação do revisor. Há questionamento feitos por revisores profissionais e, às vezes, até por empregadores, quanto à importância da teoria da revisão, do ensino da revisão e de sua prática; infelizmente, devemos apontar que esses questionamentos advêm de pessoas completamente alheias aos modernos conceitos de revisão. Apesar dos esfor…

Definições e a prática do revisor de textos

Práticas do revisor de textos.Ao tentarmos definir o revisor por suas ações, usamos as palavras intercessão, intervenção, interferência e mediação quase indistintamente, tomando uma pela outra, naquela primeira passagem, sem estabelecer as nuances de cada uma, num exercício de sinonímia e mesmo de esvaziamento semântico de cada uma delas para integrar os sentidos de todas elas e extrair, de cada uma, parte de seu significado – abandonando um pouco as significâncias. Naquele momento, esse jogo de palavras procurou definir um profissional pelas suas práticas, o que é uma forma aceitável, mas não completamente satisfatória; poderíamos ser acusados de tautologia: revisor é quem revisa, já que interceder, intervir e mediar um texto são atividades que expressam as práticas da revisão! Share on Tumblr
A revisão deve agora evitar se impor como processo de apontar problemas, mas tornando-se um procedimento mutuamente benéfico, em que avança o autor, mas também beneficia o…