O revisor de textos profissional.
O revisor é o ator principal da revisão profissional, pois ele é tão essencial para o trabalho de revisão quanto o texto – por mais óbvio que isso possa parecer.
O revisor é o foco desta postagem e seu trabalho, a revisão do texto, é a prática e o produto que o define. A natureza do serviço de revisão, tanto como processamento, quanto como resultado, será aventada em função da pessoa do revisor; vamos discutir e procurar subsidiar a formação de revisores e a mediação que ele exerce em relação aos escritos e no mercado linguageiro e livresco.
![]() |
Quem revisa a
tese na Keimelion conta com nossa parceria. |

O revisor profissional é aquele que tem a tarefa de corrigir e aprimorar o escrito de outrem, fazendo as modificações e adequações necessárias, em diálogo aberto com o autor, de forma a contribuir para a qualidade da publicação. A definição não dá conta apenas do fato de que o diálogo aberto com o autor só é possível se ele estiver presente, o que nem sempre ocorre, até por óbito; quanto ao mais, a proposição subsiste.
- Consideramos o revisor como principal parâmetro da revisão profissional, pois ele é tão essencial para o trabalho de revisão quanto o texto – por mais óbvio que isso possa parecer.
- A revisão atende ao interesse de todas as partes interessadas no processo de produção do texto: o cliente recebe um texto mais claro e preciso, por ter sido cuidadosamente revisado.
- A motivação do revisor está principalmente relacionada ao tema do texto, e é pessoal: a revisão pode levar mais tempo se o assunto não for de interesse do revisor – mas o contrário também ocorre: um revisor pode trabalhar um pouco mais rápido e talvez fazer um pouco menos interferências no texto pelo qual não tenha simpatia.
- O tipo de revisão solicitada permite que o revisor conheça, por um lado, os aspectos do texto (finalidade, público-alvo) sobre as quais terá que prestar atenção e, por outro lado, estabeleça as etapas da revisão (primária, secundária, longitudinal, final).
- Antes de se envolver na revisão de um texto, o revisor deve saber que a tarefa que terá de realizar geralmente recebe um mandado de revisão de um cliente – um autor ou um editor, por exemplo – no qual esse sujeito fornece as informações necessárias ao editor sobre o trabalho que deseja ver realizado.
- Os diversos parâmetros que a revisão da literatura sobre o trabalho dos revisores profissionais identificou são o contrato (mandato, ordem de serviço) de revisão, o texto a ser revisado, o ambiente (social, cultural, físico).
- O revisor deve fazer perguntas sobre o texto ao cliente, para garantir que o trabalho que ele fará esteja de acordo com as necessidades do contratante e, assim, poder garantir que ele será atendido.
- Ao descrever a abordagem dos revisores profissionais para revisar os textos, apresentaremos as interposições, incluindo as mudanças léxicas, em todo o processo de revisão, como intercessões.
- O senso de organização assegura ao revisor um processo efetivo de revisão que ele poderá repetir de acordo com os mandatos que recebe, o gênero de texto confiado a ele e o tempo dado a ele para trabalhar.
- A concepção teórica ou representação formal da atividade de revisar deve ser para o revisor profissional a base e sua principal senda quando ele revisa o texto.
- Mesmo que o autor peça para fazer alterações na versão eletrônica do texto usando a ferramenta eletrônica de revisão, nada impede que o revisor primeiro revise no papel.
- O texto é a razão de ser da revisão porque sem ele o revisor não tem tarefa para realizar.
