Pular para o conteúdo principal

O que faz um revisor de textos

O trabalho do revisor de textos.

A revisão é a atividade dos linguistas profissionais em que se aperfeiçoam as características do documento original que estejam aquém do aceitável, conforme determinado por algum conceito de qualidade ou segundo um manual específico, e em que se fazem quaisquer correções e melhorias necessárias e cabíveis. Mas o trabalho de revisão não é o mesmo sempre, depende do objeto – o documento escrito, depende da demanda de quem contrata o serviço e depende da finalidade do produto a ser entregue. Com alguns textos, por exemplo, o trabalho do revisor é restrito à correção: omissões, falhas de digitação, barbarismos, problemas de semântica e desvios das regras da linguagem padrão. Com outros textos, os revisores também devem fazer melhorias de fundo: melhorar a qualidade da escrita, fazer edição estilística; eliminar problemas de ambiguidade ou incoerência e fazer pequenos ajustes no sentido de melhorar a comunicabilidade: assegurar que o leitor vá entender o escrito segundo o que o autor desejava ao redigir.
Tudo que a Keimelion faz é aperfeiçoar texto de dissertação e tese.

Seu texto merece a melhor revisão: Keimelion.

Share on Tumblr
  1. O revisor sempre vai dar preferência aos interesses e desejos de quem está lhe pagando, procurando o equilíbrio onde for possível.
  2. A distinção que fazemos entre “revisão”, “preparação” e “edição” nem sempre reflete a terminologia usada no mundo profissional. Assim, muitos revisores usam “edição” para se referir ao processo de leitura sem se referir ao texto de origem, isso nos parece mais um procedimento de controle de qualidade.
  3. Se o trabalho de revisão é contratado, é vital que os revisores externos (trabalho a distância, autônomos, terceirizados) tenham ideia muito precisa do que a agência de revisão ou serviço gráfico espera.
  4. O mandato é uma espécie efetiva de contrato que inclui as informações úteis ao revisor para orientar seu trabalho e intercessão, as instruções e restrições impostas, o prazo que se estipula para o serviço.
  5. Dos itens que o cliente deve mencionar ao revisor, um dos mais importantes, senão o mais imperativo, é a revisão que o profissional desempenhará.
  6. Para melhorar um texto, o revisor deve conhecer as principais características do trabalho: o assunto, o propósito, gênero, os destinatários, a publicação e o tamanho da escritura.
  7. Inúmeras pesquisas relataram diferenças em saber se uma pessoa revisa o texto na tela ou no papel – na verdade, essa é praticamente uma questão ultrapassada
  8. Antes de se envolver na revisão de um texto, o profissional deve saber que a tarefa que terá de realizar corresponde ao mandado de revisão de um cliente – autor, editor ou designer gráfico, por exemplo – no qual esse sujeito fornece as informações necessárias ao editor sobre o trabalho que deseja ver realizado.
  9. Vamos discutir a revisão como exercício de leitura feita pelo linguista profissional incluindo: orientação da reescrita pelo autor; revisão de traduções; verificação de qualidade; equilibrar interesses de autores e público-alvo, clientes e leitores; medição da qualidade da revisão.
  10. Existe uma tendência para a padronização de procedimentos para a relação contratual entre o cliente e o provedor de revisão (freelance ou empresa de revisão).
  11. Algumas organizações adjudicam contratos de revisão e o trabalho do revisor designado para o mandato deve ser avaliado antes da entrega do serviço e de a fatura ser apresentada ao cliente e o respectivo pagamento feito ao profissional.
  12. É difícil revisar com sucesso ou entusiasticamente, a menos que você tenha se familiarizado com a ordem de serviço.

Postagens mais visitadas deste blog

Revisão de textos e tecnologia: de ontem para hoje

Tecnologia e revisão: ontem e hoje.“Uma máquina pode fazer o trabalho de 50 homens comuns. Não há máquina que possa fazer o trabalho de um homem extraordinário.” (Ebert Hubbard, escritor americano, 1856- 1915).— Os robôs chegaram! Os robôs chegaram! Pelo menos é o que a mídia está dizendo. Em muitos empregos, como na lavoura ou nas linhas de montagem, os robôs estão começando a ultrapassar os seres humanos e em breve tomarão seu lugar. Mas os revisores também estão na mira dos robôs (ou dos programas de correção ortossintática). Será que isso significa que nós revisores vamos perder o nosso sustento em poucos anos? Muitos jornais diários eliminaram a presença de revisores na redação, é verdade, mas muito jornais também já deixaram de ser impressos, outros deixaram de existir: não faz mais muito sentido imprimir notícias que ficam velhas antes de a tinta secar! Nosso ofício de revisar está em risco? Não temos tanta certeza…Share on Tumblr
A lenta evolução da revis…

Faça a revisão de sua tese ou dissertação conosco

Keimelion, revisores desde o século passado!Teremos grande prazer em prestar-lhe nossos serviços. Somos profissionais, estamos no mercado de revisão e formatação desde o século passado! Nosso serviço é completamente diferenciado, interativo e oferece um grau de qualidade e pontualidade que não tem concorrência! Revisão de texto acadêmico: todos os aspectos ortográficos, morfossintáticos e estilísticos; coerência macro e micro textual; adequação ao registro culto na linguagem acadêmica formal.Formatação normatizada: composição gráfica, editoração, diagramação segundo a norma indicada, criação de índices e sumários, legendas e tratamento de imagens, tratamento de imagens, gráficos, tabelas ou outros tipos de ilustrações.A formatação é feita segunda a norma indicada pelo cliente: ABNT, Vancouver, APA, e segundo as instruções da instituição a que se destina o texto. Ao cliente que contrata revisão e formatação, ao mesmo tempo, concedemos desconto de 50% sobre o valor da formatação. Para a …

Revisão e formatação de teses

Padrão Keimelion de revisão: o melhor.A Keimelion oferece serviços profissionais para revisão e revisão de teses e dissertaçõespara programas de pós-graduação em todas as áreas acadêmicas desde 1999.Para submeter sua tese de doutorado ou dissertação aos nossos serviços especializados de revisão e formatação, basicamente, assim que você tiver 90% ou mais de seu trabalho redigido, envie para nós que faremos um orçamento e apresentaremos detalhadamente nosso método de trabalho. O endereço de e-mail está aqui ao lado. A revisão de teses e a formatação na Keimelion são feitas por uma equipe composta de revisores e formatadores altamente qualificados com profundo conhecimento de linguística aplicada à revisão e vasta experiência. Todos têm prática com teses e gosto pelo trabalho atendo, cuidadoso e detalhista. Eles têm experiência universitária e científica em muitos campos do conhecimento. Nossos revisores especializados na revisão e correção de teses de doutorado já cooperaram no trabalho …

Revisão de teses – o que faz um bom revisor acadêmico?

Revisar teses e dissertações requer experiência.Selecionar o revisor, contratar e acompanhar o serviçoAo selecionar um serviço de revisão de tese ou dissertação, você compra o trabalho altamente individualizado de um revisor ou de uma equipe de revisores. Portanto, é importante saber que qualidades procurar nesse revisor, ou naquela equipe, porque garantir que você obtenha o profissional certo é a única maneira de ter certeza de que a revisão de sua tese seja feita segundo o padrão necessário. A primeira coisa a procurar – e isso é universalmente verdade para todos os revisores, independentemente do que eles estejam revisando – é a atenção imprescindível aos detalhes. Grande parte da tarefa do revisor é detectar erros muito pequenos, como hifens incorretos, ponto e vírgula representando dois pontos ou números notas de rodapé do lado errado de um ponto final. Perceber esses detalhes requer conhecimento linguístico, mentalidade crítica e treinamento profissional. Não apenas os detalhes, …

Função do revisor como controle de qualidade

Função do revisor de textos.A revisão é uma forma de controle de qualidade apresentada pelo revisor no processo e no produto. Share on Tumblr
Todos reconhecerão que o autor, independentemente de sua formação e do gênero textual produzido, não pode fornecer versões impecáveis de seus escritos em todos os momentos. A questão que surge, então, refere-se à qualidade buscada pelo autor ou pelo serviço de revisão. Pode-se questionar a utilidade do controle de qualidade em relação ao custo que ele representa. Um autor pode decidir não revisar seu escrito, assumindo o risco de apresentá-lo com qualidade inferior à pretendida. Uma série de argumentos poderiam apoiar tal decisão: documentos de baixa importância ou escopo limitado, orçamento incompatível com o custo exigido por um serviço de revisão de alta qualidade – então, é o autor que assume conscientemente o risco de apresentar o texto de qualidade inferior. A revisão está associada à melhoria de qualidade textual em …