Pular para o conteúdo principal

Nem um ou nenhum? Você sabe, o revisor saberá...

Não tenha dúvidas: revisar é na Keimelion.

Mais um caso rotineiro em que nos embananamos muito sem saber: nenhum e nem um. As formas geram enorme confusão entre a maioria dos falantes e são personagens frequentes no cenário da revisão de textos. Porém, novamente, a situação pode ser resolvida de forma simples e rápida. Os dois termos, embora muito parecidos, empregam-se em diferentes situações.
As dúvidas de português serão sanadas pelo revisor de textos.
Revisar tese, dissertação ou artigo, só com profissionais experientes e qualificados.
Bom, vamos começar pelo principal:

Nenhum é pronome indefinido que se opõe a algum. A palavra nenhum significa total inexistência. É pronome variável em gênero e número que significa nulo, inexistente e transmite valor indeterminado e vago. Refere-se à ausência total de alguma coisa, inexistência. É o antônimo de algum e admite o uso como pronome indefinido adjetivo ou substantivo.

Observe o exemplo:

Nenhum [algum] centavo foi transferido para a conta prevista.

No exemplo acima, o pronome refere-se ao substantivo centavo, afirmando sua inexistência, logo, que não existe centavo algum, indicando totalidade exclusiva.

Nem um é a união do advérbio de negação nem e do numeral um e enfatiza a ideia de que nem o mínimo foi considerado, sendo mais expressiva. Portanto, o numeral se opõe a dois, três... Pode ser substituída por nem mesmo um, nem sequer um ou nada e indica, necessariamente, grandezas contáveis.

Conforme o exemplo:

Não tinha nem [sequer] um dia para visitar a própria mãe.

Pois bem. Não essa questão da confusão entre essa dupla não é caso de definição em certo ou errado. Ambas as hipóteses existem na língua portuguesa, são formas vistas como sinônimas e estão corretas. Tudo depende do contexto em que utilizamos uma ou outra. Para simplificar e aumentar as chances de acerto, use nem um quando desejar enfatizar quantidade, caso contrário, utilize nenhum. Provavelmente, a melhor forma de evitar o erro seja criar pares opositivos, como segue:
  • Esta moeda não tem nenhum valor. 👉  Esta moeda não tem valor algum.
  • Não perco nem um dia de festa no ano novo. 👉 Perco sequer um dia de festa no ano novo.

Exemplos com nenhum (equivale a algum):

  • Nenhum aluno estudou para o teste -> Algum aluno estudou para o teste
  • Eu não tenho nenhum caderno comigo.
  • Não há problema nenhum, eu resolvo a situação.
  • Sapato nenhum era confortável para aqueles pés inchados.
  • José não rejeitava oportunidade nenhuma.
  • Na sala não havia nenhum aluno.

Exemplos com nem um (equivale a sequer um, um só):

  • Seu cachorro não gostou nem um pouco do meu gato.
  • Tenho tanta fome. Não há nem um pastel sobrando?
  • Não fico nem um minuto sem sentir saudades de você.
  • Não estou nem um pouco preocupada com o resultado.
  • Nem uma única recompensa foi obtida com aquele trabalho.
Compreendeu? Cada caso é correto em um contexto. Lembre-se de que o mais comum é usar a forma contraída nenhum, formada por nem + um. A outra forma, ou nem um, deve ser utilizada em situações de ênfase, podendo ainda se juntar com um termo de apoio para intensificar mais ainda a ideia, como mesmo ou só. Devemos procurar sempre seguir as regrinhas da norma culta e não atropelar as palavras ao falar ou escrever. Se precisar colocar em prática, pare, pense e faça as substituições como aqui exemplificado. E se, mesmo assim, ainda permanecer a dúvida, jogue a bomba para um bom revisor de textos e garanta que a estrutura do que redigiu esteja impecável e sem certos erros que podem fazer a avaliação mais séria.

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever o resumo de sua tese ou dissertação

Melhore o resumo de sua tese ou dissertação. O resumo é parte necessária da apresentação final de uma tese , dissertação ou mesmo de um artigo. A versão final do resumo terá de ser escrita depois que você terminar de ler a sua tese para enviar ao revisor do texto. Um resumo prévio, escrito nas diferentes fases do seu trabalho vai ajudar você a ter uma versão curta de sua tese a cabeça. Isso vai conduzir seu pensamento sobre o que é que você está realmente sendo feito, vai ajudá-lo a ver a relevância do que você está trabalhando no momento dentro do quadro maior, e ajudar a manter os vínculos que acabarão por conferir unidade à tese (dissertação, TCC, artigo). Resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento (NBR 6028:2003). O que é um resumo? O resumo é um componente importante da tese. Apresentado no início da tese, é provável que seja a primeira descrição substantiva do trabalho a ser lida por um examinador ou qualquer outro leitor externo. Você deve vê-lo com

Quinze dicas para a hora de defender a tese

Defesa de tese ou dissertação: hora H! Depois de ter concluído a tese , é essencial que o aluno se prepare para a apresentação oral do trabalho.  Um excelente texto não garante que a exposição na etapa final seja boa e, se o aluno não apresentar a tese de forma satisfatória, os examinadores podem subestimá-la ou até mesmo duvidar da preparação científica do candidato. O candidato se prepara redigindo o texto. A Kemelion prepara o texto, revisando e formatando. Geralmente a apresentação oral da tese é geralmente é feita por meio de slides em Powerpoint ® (ou software similar) contendo texto, figuras, tabelas, desenhos e fotografias . Bons slides não são tudo. O aluno deve estar preparado e conhecer ponta a ponta o conteúdo, coordenando bem a apresentação conforme explica os slides e se comportando de forma adequada durante essa etapa do trabalho. Abaixo apresentamos algumas dicas, tanto referentes à formatação e estilo da apresentação de slides, como à discussão da tese – aplicáveis a m

Normas básicas de digitação

Vale a pena digitar corretamente. A digitação correta é uma prática em desuso. Quase ninguém mais se preocupa com conceitos básicos da datilografia que foram transposto à digitação. Entretanto, formatar uma tese ou dissertação é infinitamente mais complexo que saber digitar num processador de textos. Nada dispensa a boa revisão . Um dos motivos pelos quais  o trabalho do revisor é  indispensável é porque  ninguém mais digita como  se deve. Aqui estão alguns problemas que sempre identificamos nas digitações problemáticas: A lacuna que separa os elementos gráficos (por exemplo, entre duas palavras) deve ser feita por um e apenas um espaço. O recuo do parágrafo, o alinhamento recuado das citações ou das tabelas etc. devem ser feitos por tabulação (ou então pelo recurso de estilo ou modelo, dos programas de edição de texto do computador). Não há espaço antes da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos). Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgul

Como escrever um texto acadêmico - as melhores dicas!

Aspectos gerais e específicos do texto acadêmico Um texto científico ou acadêmico é um complexo trabalho dissertativo ou narrativo que tem características próprias sobre sua concepção, criação e apresentação.  Bons textos científicos acrescentam conhecimento mesmo quando levantam novas dúvidas, novos problemas ou novas abordagens sobre uma questão, permitindo que leitores encontrem realidade e humanidade em palavras que foram completamente estruturadas para apresentar ou discutir um enfoque específico de um tema. Não importa qual tipo de texto você queira ou necessite escrever – pode ser uma tese de livre-docência, de doutorado, uma dissertação, monografia, um artigo científico, relatório – você precisará de disciplina, energia criativa e de dedicação para a pesquisa, criação, revisão e edição do texto. Apresentamos algumas sugestões para contribuir na redação. Cada tipo de texto científico tem suas características. Familiarize-se com o tipo de texto que pretenda produzir. Antes de c

Como começar a escrever a tese ou dissertação

Dicas básicas para dar início à redação da tese Aqui vão algumas dicas para escrever teses e dissertações , ideias simples e práticas, para ajudar em problemas de como começar e como organizar, subdividindo a enorme tarefa em partes menos árduas para, em seguida, trabalhar nas partes.  Também vamos explicando, de maneira prática, como sobreviver à provação que a tese representa. Não é para ninguém morrer escrevendo a dissertação ou tese.  Estamos incluindo uma estrutura sugerida e orientação sobre o que deve haver em cada seção. Originalmente escrito para estudantes de pós-graduação ciências duras (física, matemática, engenharia), boa parte dos exemplos específicos fornecidos são tirados dessas disciplinas. No entanto, pode utilizado e apreciado pelos alunos de pós-graduação em várias áreas de Ciências e Humanidades.  Para começar a escrever a tese Quando você vai começar, escrever uma tese ou dissertação parece uma operação longa e difícil. Isto é porque é demorado e difícil mesmo!